Geral

Doses da vacina contra dengue para Campinas são suficientes para 19% do público-alvo; veja números

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

01/04/2024 por Redação

Metrópole receberá 18 mil doses e população estimada na faixa etária é 91 mil. Outras cidades da região também serão contempladas pela redistribuição. Vacina Qdenga, usada na imunização contra a dengue
Alessandro Batata/TV Diário
Campinas (SP) deve receber 18,1 mil doses da vacina contra a dengue após uma redistribuição anunciada pelo Ministério da Saúde. O número é suficiente para atender 19% do público-alvo, que é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Na metrópole, essa população é estimada em 91,2 mil pessoas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Depois da capital paulista, a cidade é que vai receber o maior número de imunizantes no estado de São Paulo. Em toda a região, 15 municípios serão contemplados com 45 mil doses, sendo que o envio deve ocorrer nas próximas semanas, mas a data exata não foi divulgada.
A estratégia de vacinação só deve ser definida após o recebimento pelas prefeituras. Confira abaixo o que se sabe até agora sobre o envio das doses para Campinas e região:
Vacina contra a dengue na região de Campinas
Dengue em Campinas
O número de casos de dengue registrados em Campinas desde janeiro é o maior da história do município para um 1º trimestre, de acordo com dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica (Devisa).
Se considerar o total de infecções, a epidemia deste ano é a terceira maior da série histórica na cidade, que começou a ser contabilizada desde 1998. Até agora, quatro pessoas já morreram pela doença este ano no município.
Casos confirmados de dengue em Campinas
Estado de emergência
No início de março, a Prefeitura de Campinas decretou estado de emergência para dengue. A medida permite a adoção de ações necessárias à contenção do aumento de casos com maior flexibilidade, ou seja, sem necessidade de licitação.
Entre as ações, estão direcionamento de recursos financeiros e agilidade na compra de insumos, soro e materiais para nebulização, além de pagamento de horas extras e eventual contratação de efetivo para reforçar a assistência.
Mosquitos Aedes aegypti
REUTERS/Agustin Marcarian
Quando procurar atendimento?
Em fevereiro a metrópole anunciou mudanças nos protocolos de atendimento. A orientação é de que pacientes com febre busquem atendimento no centro de saúde mais próximo. Antes, a recomendação da prefeitura era que os moradores procurassem atendimento em caso de febre e mais dois sintomas associados, como dor de cabeça, dor no corpo, náusea e vômito, por exemplo.
Agora, os pacientes que, além da febre, apresentarem tontura, dor abdominal intensa, vômitos frequentes, suor frio e sangramentos devem recorrer a um pronto-socorro ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A Secretaria Municipal de Saúde destaca que os moradores não devem subestimar os sintomas.
Orientações à população
🌡️ A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, resultando em desidratação. Veja algumas das medidas de prevenção:
Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu