Geral

Eventos religiosos marcam Sexta-feira da Paixão em Minas Gerais

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/03/2024 por Redação

Cidades como Sabará e Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, têm via sacra e missas. Confira abaixo a programação da Arquidiocese de BH. Via Sacra feita em Sabará, na Grande BH
Portal Minas Gerais/Reporudção
A Sexta-feira da Paixão (29) é marcada por vários acontecimentos religiosos em cidades de Minas Gerais.
Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o som das matracas embala e acorda fiéis nas primeiras horas da madrugada.
A Via Sacra da Penitência é um dos rituais mais tradicionais do estado e acontece desde meados de 1850.
A partir das 4h, católicos acompanham a imagem de Nossa Senhora das Dores ao som inconfundível do instrumento musical que sinaliza o luto pela paixão de Jesus Cristo.
Saindo do Largo São Francisco em direção à Capela do Senhor do Bom Jesus, o cortejo religioso entoa cânticos de louvor e relembra os passos de Cristo até o calvário, e muitos pagam promessas, agradecem graças alcançadas e rezam.
Caeté
Fiéis católicos carregam cruz de madeira durante procissão na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH
Marcos Figueiredo/Arquidiocese de Belo Horizonte
Em Caeté, também na Grande BH, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebe peregrinos e devotos ao longo da Sexta-feira Santa com uma extensa programação.
A partir das 7h, é realizada a via sacra, momento de oração que contempla os últimos momentos da vida de Jesus. Muitos devotos também aproveitam a data para orações individuais no topo da serra.
O santuário erguido no alto da montanha, a 1.746 metros de altitude, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 26 de setembro de 1956.
Ao longo do fim de semana, há orações da manhã (também chamadas de laudes), pregações, missas e vigília. Nossa Senhora da Piedade é a padroeira de Minas Gerais.
Veja aqui a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Sobre a Sexta-feira da Paixão
A Sexta-feira Santa é dia de jejum e penitência, marcado por eventos especiais:
A via sacra, oração que contempla os últimos momentos de vida de Jesus, é rezada pelas 15 estações da paixão, morte e ressurreição de Cristo;
A paixão do Senhor, lembrando a morte consumada e a esperança da ressurreição, o mistério da Páscoa.
Cristo oferece a salvação para todos e, em sintonia com toda a igreja, eleva-se ao Pai a oração universal, pedindo por todas as necessidades do mundo. Cada fiel é convidado a adorar o “lenho da cruz do qual pendeu a salvação do mundo”.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu