Geral

Via Sacra relembra os passos de Jesus pelas ruas históricas de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/03/2024 por Redação

Com mais de 30 anos de história, a encenação foi suspensa durante a pandemia e retorna neste ano com a participação de 110 artistas. Via Sacra relembra os últimos momentos da vida de Jesus
Victor Chagas/ Divulgação
Os pontos históricos de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, vão ser palco da tradicional Via Sacra que relembra o sacrifício de Jesus e o sofrimento vivido no dia da crucificação, até a ressurreição.
Com mais de 30 anos de história, a encenação foi suspensa durante a pandemia e retorna neste ano com a participação de 110 artistas.
“Todas os artistas são daqui de Minas Novas e alguns moram em outras cidades. A seleção foi feita no final do mês de fevereiro e escolhi pessoas que tivessem perfil para encaixar no personagem. Jesus, por exemplo, vai ser interpretado por um cantor porque no momento do encontro com as mulheres de Jerusalém, ele vai cantar uma música”, explicou o idealizador da encenação, Flávio Chagas Camargos. A canção escolhida foi ‘Tá chorando por quê?’ da artista Amanda Wanessa.
110 artistas participam da encenação neste ano
Victor Chagas/ Divulgação
A peça é composta por crianças acima de nove anos, jovens e adultos; a maioria dos artistas é jovem com idades entre 15 a 21 anos. Pela primeira vez, a personagem de Maria vai ser interpretada por uma quilombola.
“Maria, mãe de Jesus, é uma quilombola, negra. O motivo da escolha foi no sentido de trazer esse valor para o quilombola. Minas Novas vai ter uma universidade dos quilombos [novo campus do IFNMG] e escolhemos valorizar dentro do teatro também para engradecer ainda mais”, falou o idealizador.
Personagem de Maria vai ser interpretada por uma quilombola
Victor Chagas/ Divulgação
Parte do figurino foi cedido pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte e as despesas com a celebração são arcadas pela Prefeitura da cidade. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas acompanhem a encenação.
Entenda a Via Sacra
Via Sacra mostra os últimos momentos da vida de Jesus
Victor Chagas/Divulgação
A encenação da via sacra começa às 8h na Praça Sebastião Leme do Prado, com a Santa Ceia. Em seguida, tem a condenação de Jesus no palácio ocupado por Pôncio Pilatos.
A Via Sacra vai percorrer pontos históricos da cidade com Jesus carregando a cruz. A intenção também é valorizar a cultura do município e foram escolhidos os seguintes locais:
Mercado Municipal
Igreja de São José, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN )
Memorial das Terras do Fanado
Sobradão, prédio histórico construído em 1821 na Rua Getúlio Vargas
Casarão de Dona Marli
A encenação termina com a ressurreição de Jesus nas portas da igreja São Francisco. No mesmo ponto, será realizado uma homenagem a quatro mulheres de Minas Novas que já fizeram o papel de Verônica [que limpava o rosto de Jesus] em teatros anteriores e já faleceram. As fotos delas serão colocadas em um casarão em frente à igreja.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu