Geral

Fundador da FTX condenado a 25 anos de prisão após desviar milhões

A fraude relacionada com empresas com criptomoedas é considerada uma das mais graves na história dos...

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

28/03/2024 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao MinutoO fundador da plataforma de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, foi condenado, esta quinta-feira, a 25 anos de prisão, depois de ter desviado milhões de dólares a milhares de pessoas.

De acordo com a Sky News, o empresário podia enfrentar até 100 anos de prisão, mas os seus advogados alegaram o mês passado que tal condenação seria "primitiva", alegando que a condenação deveria ser de cinco anos de prisão.
A imprensa internacional dá ainda conta de que os procuradores pediram uma pena de prisão de 40 a 50 anos, alegando que o público precisava de ser protegido de alguém que cometeu tais ações, que levaram à falência da plataforma em questão, e também apontaram que uma condenação mais pesada ia travar outros criminosos.
Segundo o juiz responsável, Bankman-Fried mentiu quando testemunhou que não tinha conhecimento de que os fundos que alguns clientes da plataforma lhe tinham confiado estavam a ser usados com grande "risco".
Bankman-Fried, que aos 30 anos já era milionário graças à plataforma de criptomoeda FTX, dirigiu-se hoje diretamente ao tribunal para dizer que lamenta o que aconteceu e que havia coisas que deveria ter feito e coisas que não deveria ter feito.
Admitiu também que tomou "uma série de decisões erradas" como presidente executivo da FTX e ainda elogiou os ex-parceiros de negócios, como o cofundador Gary Wang e a ex-namorada Caroline Ellison, que testemunhou contra ele.
A justiça norte-americana considerou que o antigo empresário cometeu diversos perjúrios na prisão e ordenou o reembolso de mais de 11 mil milhões de euros (10,17 mil milhões de euros ao câmbio atual), depois de milhões de pessoas terem sido afetadas pelo esquema de fraude e subsequente falência da FTX e de outras empresas fundadas por Bankman-Fried.
O juiz Kaplan disse hoje que concluiu que o montante das perdas para as vítimas de Bankman-Fried é superior a 550 milhões de dólares (462,28 milhões de euros), tendo a FTX indicado que espera liquidar e reembolsar os clientes "integralmente".
A FTX, que era uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo e já foi avaliada em 32 mil milhões de dólares, faliu em novembro de 2022 depois de muitos utilizadores fazerem uma corrida aos levantamentos face a relatórios que questionavam a solvência da empresa.
Leia Também: Operação contra fraude na segurança social espanhola faz 25 detenções

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu