Esporte

Perto de terceiro clássico no ano, Bahia e Vitória são os clubes da Série A com mais jogos em 2024

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/03/2024 por Redação

Tricolores e Rubro-Negros começam a decidir o Campeonato Baiano neste domingo Encerrada a primeira fase da Copa do Nordeste, Bahia e Vitória se preparam agora para começar a decidir o Campeonato Baiano. Além de finalistas do estadual, os rivais dividem outro ponto em comum: são os times da Série A que mais vezes entraram em campo nesta temporada. O Ba-Vi deste domingo vai ser a 20ª partida do Rubro-Negro e a 22ª do Tricolor.
Mamusca e Ivan formam casal Ba-Vi e mostram que o amor está acima da rivalidade
Siga Bahia e Vitória nos Canais do WhatsApp do ge
Criciúma, Bragantino e Botafogo completam o Top-5 dos times da Série A com mais jogos em 2024. No outro extremo da lista estão Corinthians, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Atlético-MG. O Galo é a equipe com menos jogos em 2024, com apenas dez partidas, menos da metade dos compromissos já cumpridos pelo Bahia.
Número de jogos dos times da Série A em 2024:
Bahia: 21
Vitória: 19
Botafogo: 18
Bragantino: 18
Criciúma: 18
Atlético-GO: 17
Fortaleza: 17
Cuiabá: 16
Internacional: 16
Juventude: 16
Athletico: 15
Fluminense: 15
Grêmio: 15
Vasco: 15
Palmeiras: 14 [faz o 15º jogo nesta quinta-feira]
Corinthians: 14
São Paulo: 14
Flamengo: 13
Cruzeiro: 11
Atlético-MG: 10
Até agora o Vitória entrou em campo em compromissos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste. Desde o início desta temporada, o técnico Léo Condé teve apenas duas semanas livres. No lado Tricolor o cenário é ainda mais complicado porque Rogério Ceni também comandou a equipe em duas partidas da Copa do Brasil. E o treinador do Esquadrão ainda não sabe o que é ter uma semana sem jogos para treinar em 2024.
Aliás, sabe. E por conta da sua competência. Com a classificação antecipada na Copa do Nordeste, o técnico do Bahia teve a semana livre, já que mandou a campo um time sub-20 comandado por Rogério Ferreira, contra o Treze, nesta quarta-feira. O Tricolor perdeu por 4 a 0, mas não sofreu consequências na tabela de classificação.
Foi o terceiro jogo, em 2024, que o Esquadrão usou uma equipe sub-20 em seus compromissos. As duas primeiras vezs aconteceram no início desta temporada, quando os jogadores fizeram duas partidas pelo Campeonato Baiano enquanto o elenco principal fazia pré-temporada em Manchester.
Por outro lado, o elenco mais curto do Vitória e os resultados alcançados obrigaram Léo Condé a usar o time titular por mais minutos, embora até tenha poupado jogadores em algumas partidas, inclusive a da última quarta-feira, contra o Treze. Os reservas do Leão até venceram a equipe da Paraíba por 3 a 0, mas o resultado não foi suficiente para avançar ao mata-mata regional.
Jogadores do Vitória com mais minutos em 2024:
Zeca: 1.422 minutos
Wagner Leonardo: 1.419
Camutanga: 1.394
Matheusinho: 1.342
Osvaldo: 1.205
Equipe do Vitória no Barradão contra o Bahia de Feira
Victor Ferreira/EC Vitória
Jogadores do Bahia com mais minutos em 2024:
Caio Alexandre: 1.071
Jean Lucas: 1.029
Cauly: 985
Thaciano: 976
Kanu: 971
Time do Bahia antes da partida contra o Juazeirense
Letícia Martins / EC Bahia
Reclamações
Em comum também estão as reclamações sobre o alto número de jogos na temporada. Ao longo deste ano Rogério Ceni e Léo Condé já fizeram queixas das sequências de partidas encaradas por seus clubes.
- Acho que a gente já vem de uma maratona de jogos, que seguirá. As viagens atrapalham, porque você vai afetar a parte física. Até o final do mês vão ser jogos de três em três dias. Vamos torcer para continuar sem lesões e ter o máximo de jogadores disponíveis. Serão dias difíceis, mas a gente espera fazer o melhor e entregar os melhores resultados - disse Rogério Ceni, ainda no início de março.
- A questão do calendário é muito discutida. Eu acho que o estadual não tem que acabar. Eu me destaquei no estadual, cheguei na final do Mineiro com a Caldense a partir dali despertou interesse de clubes de outros estados. Tem vários profissionais que precisam do estadual para não acabar. O que eu acho é que as equipes que disputam Série A e B do Brasileiro, elas teriam que talvez…não entrar na reta final… o estadual poderia começar um pouco antes com as outras equipes, até para ter mais jogos, e depois já entrar em uma reta final, para fazer uma pré-temporada decente. São muito jogos, às vezes a gente quer apresentar uma qualidade de jogo maior, mas esse já foi nosso 20º jogo no intervalo de quase dois meses e dez dias. Ainda tem a questão da logística, muita viagem longa. É uma discussão muito ampla, porque envolve uma série de situações, clubes, patrocinador, federação, confederação - avaliou Léo Condé na última quarta-feira.
Sequência de Ba-Vis
Times da Série A com mais jogos em 2024, Bahia e Vitória também estão na lista dos que mais fizeram clássicos nesta temporada. O Ba-Vi deste domingo já vai ser o terceiro encontro entre tricolores e rubro-negros. Até agora, cada um levou a melhor em uma oportunidade.
Everton Ribeiro e Alerrandro disputam bola no Ba-Vi
Victor Ferreira / EC Vitória
O terceiro Ba-Vi desta temporada abre a final do Campeonato Baiano e terá o Barradão como palco. No dia sete de abril, o jogo de volta vai ser disputado na Arena Fonte Nova, onde o campeão estadual de 2024 vai ser conhecido.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu