Geral

Novo submarino brasileiro leva nome de embarcação que naufragou na Baía de Guanabara no Natal de 2000; veja a história

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

27/03/2024 por Redação

Nome do mais novo submarino brasileiro foi utilizado em embarcação de 1978 que afundou na noite de Natal do ano 2000. Submarinos S42 e S21 da Marinha receberam o mesmo nome: Tonelero
g1/montagem
Será lançado ao mar nesta quarta-feira (27) em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o submarino Tonelero (S42). Ele é um dos quatro movidos a propulsão diesel-elétrica previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
Tonelero: saiba como é o submarino que será lançado por Lula e Macron no RJ
O submarino é fruto de uma parceria entre Brasil e França. Por esse motivo, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia o presidente francês, Emmanuel Macron. Veja, mais abaixo, detalhes técnicos do submarino.
O nome escolhido pela Marinha, no entanto, traz recordações conflitantes à história naval brasileira. Ao mesmo tempo que faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas, o Tonelero também foi o nome de um submarino brasileiro que naufragou na Baía de Guanabara há quase 24 anos.
Naufrágio na noite de Natal
Submarino Tonelero S-21, que naufragou em 2000
Reprodução
Foi na noite do dia 24 de dezembro de 2000 que um dos maiores submarinos da frota brasileira sucumbiu e foi parar no fundo da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. De acordo com a Marinha, o Tonelero (S21) estava atracado para reparos e o naufrágio o ocorreu após um defeito nas válvulas do sistema hidráulico, que provocou o alagamento da embarcação. Os nove tripulantes tentaram, mas não conseguiram impedir o alagamento e abandonaram o Tonelero sem ferimentos.
Dentro da embarcação que foi parar no fundo da baía ficaram quatro torpedos desativados que não ofereciam riscos de explosão.
Homens da Marinha trabalham na Baía de Guanabara após naufrágio de Submarino, em 2000
TV Globo/Reprodução
Usado para a formação de comandantes, o primeiro Tonelero era de propulsão diesel-elétrica, tinha capacidade para 80 pessoas e carregava até 22 torpedos. De fabricação britânica, foi incorporado à Marinha Brasileira no ano de 1977.
Tonelero volta à superfície depois de 10 dias
Após 10 dias a embarcação foi, enfim, retirada do fundo da baía. O prejuízo estimado na época foi de R$ 300 milhões.
Veja, no vídeo abaixo, reportagem do RJTV sobre o naufrágio:
Arquivo: O dia que um submarino naufragou na Baía de Guanabara
Tonelero versão 2024
Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil, através do Prosub.
Divulgação Marinha do Brasil
O submarino levado ao mar nesta quarta foi totalmente construído no Brasil e é movido com propulsão Diesel-Elétrica (SBR). De acordo com a Marinha, a nova geração de submarinos brasileiros é equipada com modernos sensores, mísseis e torpedos.
O projeto do Tonelero incorpora a modernidade das embarcações francesas da classe Scorpène, com adaptações e incrementos para atender às necessidades específicas das operações da Marinha do Brasil. Maior que o modelo francês, o Tonelero tem mais de 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Após ser colocado na água, ele vai dar início ao processo de testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate, diz a Marinha.
O submarino Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria entre o Brasil e França firmada em 2008.
Arte g1
Com 71,62 metros de comprimento, 6,2m de diâmetro e 15m de altura, o Tonelero é o quinto submarino da frota brasileira e o terceiro com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil.
O S42 tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode ficar em operação por até 70 dias. O submarino foi construído para superar a profundidade de 250 metros e atingir uma velocidade máxima de 37km/h.
Em seu interior, o Tonelero pode transportar até 35 pessoas. Sua tripulação atual conta com 27 praças e oito oficiais da Marinha. O submarino conta com duas escotilhas e é dividido em 17 compartimentos principais.
Tonelero S42, submarino Brasileiro
TV Globo/Reprodução

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu