Geral

Após reclamação de candidatos, TJ-AC remarca prova de analista judiciário pela 2ª vez

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/03/2024 por Redação

Prova para o cargo, aplicada no último domingo (24), foi anulada pelo Instituto Verbena por erros no certame. Inicialmente, TJ anunciou 28 de abril como a nova data, coincidindo com outros dois concursos. Data foi alterada duas vezes após exame para analista judiciário ter sido cancelado no domingo (24)
Reprodução
O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) anunciou, pela segunda vez nesta terça-feira (26), a nova data da prova para o cargo de analista judiciário, agora estabelecida para o próximo dia 12 de maio, no período da manhã.
LEIA MAIS:
OAB-AC pede ao Tribunal de Justiça que mude data de concurso público por coincidir com Exame de Ordem
O concurso com vagas para diversos cargos foi aplicado no último domingo (24) em todo o estado e gerou polêmica após o TJ-AC e o Instituto Verbena, banca organizadora, cancelarem o exame alegando problemas operacionais.
Ainda nesta terça, o TJ havia anunciado, primeiramente, 28 de abril como a data da reaplicação. No entanto, candidatos reclamaram em razão da coincidência com outros dois concursos a serem realizados no mesmo dia: Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
Após a divulgação, os inscritos para este cargo reclamaram nas redes sociais. No mesmo dia do concurso da DPE/AC??? Sequencia de absurdos! 😢, comentou uma candidata.
A coincidência nas datas fez com que o TJ remarcasse a prova para maio.
A aplicação da prova somente para o cargo de analista judiciário na área judiciária, faz-se necessária devido a suspensão da prova anunciada pelo Instituto Verbena, no último dia 24. Em todas as demais áreas, as provas foram aplicadas sem qualquer intercorrência. A administração do TJAC lamenta o ocorrido e reforça o compromisso com a qualidade e a idoneidade de todo o processo seletivo, complementou a nota, divulgada nesta terça.
Candidatos reclamaram da primeira data anunciada; TJ mudou pela segunda vez no mesmo dia
Reprodução
Segundo o TJ, o concurso foi aplicado em 22 escolas de Rio Branco e cinco de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Durante a aplicação do certame, o Instituto Verbena anunciou inconsistências na impressão do caderno de provas para o cargo de analista judiciário na área judiciária. Sobre os outros cargos, o órgão disse que não houve intercorrência.
A Comissão Gestora do TJAC deliberou o cancelamento da aplicação da prova somente para este cargo. A decisão pela anulação, segundo a presidente da comissão, a juíza de Direito, Isabelle Sacramento, foi tomada com base nos princípios da transparência, igualdade e lisura, que norteiam a atuação do TJAC, diz o comunicado publicado no site do Tribunal de Justiça nesta terça.
Após o anúncio do cancelamento, feito no domingo (24), participantes relataram nas redes sociais que o concurso foi aplicado sem a prova discursiva, prevista em edital para o cargo. Naquele momento, a previsão era de que o exame fosse reaplicada em até 25 dias.
O Instituto Verbena, que da Universidade Federal de Goiás (UFG), assumiu a responsabilidade pelos erros na aplicação da prova para este cargo. Sobre o cronograma do concurso, permanece inalterado.
“Mais informações sobre a nova data de aplicação e demais questões pertinentes ao assunto serão divulgadas no site do concurso. O Instituto Verbena/UFG reitera seu compromisso com a lisura de seus processos e mais uma vez lamenta tais intercorrências”, informa o texto.
Críticas
Comentários criticaram organização do concurso após erro
Reprodução
Os problemas na aplicação do concurso e a remarcação do certame foram alvos de críticas após a página oficial do TJ-AC publicar a nota informativa. “Parabéns, ótima banca organizadora👏🏽”, ironizou um dos comentários.
As críticas também foram feitas em relação a suposta falta de transparência nas notas divulgadas, que não mencionam os problemas. Uma usuária relata que a prova para o cargo de analista judiciário foi aplicada sem o caderno da prova discursiva, apenas com questões objetivas.
Outra participante relatou que prova para analista judiciário foi aplicada sem caderno de questões discursivas
Reprodução
Edital com 91 vagas
O edital prevê cargos de nível médio e superior com vagas para 18 municípios do estado, sendo 91 vagas de inicio imediato e 1.460 para formação de cadastro de reserva.
As inscrições para o concurso público do TJ-AC começaram dia 7 de fevereiro e seguiram até 1° de março. As oportunidades são para atuar em cargos como Agente de Polícia Judicial, Técnico em Microinformática, Técnico Judiciário e Técnico em Segurança do Trabalho, Administração, Arquivista, Arquitetura, Comunicação Social, Contador, Direito, Educação, entre outros.
As vagas são divididas em 18 municípios: Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
💻 A remuneração vai de R$ 3.785,60 até R$ 7.571,20 de acordo com o cargo.
O concurso avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e redação de caráter eliminatório e classificatório, já para nível superior também terá avaliação de títulos.
Cronograma:
Inscrições: 07/02/24 a 01/03/24
Limite para pagamento da taxa de inscrição: 07/02/24 a 01/03/24
Limite para solicitação de isenção da taxa de inscrição: 07/02/2024 a 09/02/2024
Aplicação das provas: 24/03/2024
Publicação do gabarito final da prova objetiva: 05/04/2024
Resultado final das provas objetivas: 12/04/2024
Publicação do resultado final da prova discursiva e de redação: 13/05/2024
Resultado final do concurso: 17/06/2024
VÍDEOS: g1

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu