Geral

Polícia tenta encontrar responsáveis por avião e instaura inquérito para investigar acidente aéreo no Acre

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/03/2024 por Redação

Polícia Civil de Manoel Urbano solicitou perícia técnica e espera ouvir os sobreviventes da queda do avião de pequeno porte na última segunda-feira (18). Avião de pequeno porte caiu em Manoel Urbano
A Polícia Civil de Manoel Urbano, interior do Acre, instaurou um inquérito policial para investigar as causas da queda do avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane 182, no último dia 18 de março. A aeronave levava sete pessoas a bordo e caiu em uma fazenda logo após decolar.
O empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega morreu na queda. Os sobreviventes são:
Roney Mendes, de 59 anos - piloto do avião. Transferido na sexta (22) em UTI aérea para o Centro de Tratamento de Queimados de Manaus
Suanne Camelo, 30 anos - comerciante de Santa Rosa do Purus. Foi transferida no sábado (23) em UTI aérea para o hospital de Manaus
Mateus Jeferson Fontes, 26 anos - noivo de Suanne. Foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados nesse domingo (24)
Amélia Cristina Rocha, 28 anos - biomédica. Foi a primeira paciente transferida para unidade especializada de Manaus. Foi extubada no sábado (23).
Bruno Fernando dos Santos, 36 anos - dentista e marido de Amélia. Recebeu alta do Pronto-Socorro de Rio Branco nesta segunda-feira (25)
Deonicilia Salomão Kalisto Kaxinawá, 15 anos - estudante. Visitava a família em Manoel Urbano e foi a que se feriu com menos gravidade. Recebeu alta do hospital de Manoel Urbano nesta segunda-feira (25).
Sobreviventes de queda de avião tiveram queimaduras pelo corpo
Reprodução
Alguns dos sobreviventes ficaram em estado grave e com mais de 40% do corpo queimado. O avião tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas. Entretanto, seis passageiros e o piloto estavam dentro da aeronave no momento da queda. Além disso, a aeronave não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.
LEIA TAMBÉM:
Veja o que se sabe sobre acidente aéreo que deixou um morto e seis feridos no interior do Acre
Empresário que morreu em queda de avião no Acre voltava do casamento da filha; jovem cancelou lua de mel
Sobreviventes de queda de avião no AC têm queimaduras em mais de 40% do corpo e devem ser levados a outro estado
Sobrevivente de queda de avião enviou foto à amiga antes da decolagem: com medo
Adolescente que sobreviveu a acidente aéreo no AC viajou junto com as malas: não queria ir porque tava lotado, diz tia
Internada em estado grave, sobrevivente de queda de avião no Acre precisa de doações de sangue
Ao g1, a delegada responsável pelas investigações, Jade Dene, disse que a equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local para fazer o relatório e ela solicitou a perícia da Polícia Civil para avaliar os destroços e fazer o levantamento técnico das causas da queda.
Durante o período de uma semana, a delegada confirmou que ouviu alguns trabalhadores do hangar do aeródromo e algumas testemunhas que estavam no local, contudo, não conseguiu localizar o proprietário da aeronave. Segundo ela, o avião está no nome de uma pessoa que mora em outro estado, mas o responsável seria outra pessoa.
O avião está no sistema da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] em nome de uma pessoa de outro estado. Isso que precisamos apurar: quem era o responsável pela aeronave? Estamos em investigação para ter certeza. Identificamos o dono da aeronave. Estamos identificando quem era responsável. A perícia vai ajudar muito, confirmou.
A delegada destacou que os depoimentos dos passageiros serão de extrema importância para saber exatamente o que aconteceu no momento antes da queda. Ela aguarda a alta médica dos sobreviventes para fazer a oitiva deles.
Iniciamos a perícia, que vai realizar o trabalho dela e com essas informações técnicas a gente vai poder começar a ter uma linha de investigação. Está sendo investigado, a Polícia Civil, de pronto, instaurou um inquérito e vamos ouvir as vítimas, explicou.
Avião de pequeno porte caiu em fazenda em Manoel Urbano logo após decolagem
Reprodução
Acidente em Manoel Urbano
👉 O que ocorreu? Um avião de pequeno porte, modelo Cessna Skyline 182, com sete pessoas a bordo, caiu em uma fazenda no município de Manoel Urbano, a 228 quilômetros da capital Rio Branco, na manhã do dia 18 de março de 2024. Um homem morreu e seis pessoas se feriram. A vítima fatal foi identificada como o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega.
👉 Quem estava no voo? Além de Sidney, na aeronave estavam o piloto e mais dois homens, e três mulheres que seguiam para a cidade de Santa Rosa do Purus, a 150 km do município onde ocorreu o acidente. O avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista.
Pelo menos três sobreviventes, com queimaduras no corpo acima de 40%, foram encaminhados para fora do Acre para tratamento das queimaduras em um hospital com unidade de grandes queimados.
👉 Qual era a situação do voo? O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontou que o avião registrado com o prefixo PT-JUN tinha registro para serviço aéreo privado, mas não poderia ser utilizado como táxi aéreo já que estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido desde o dia 1º de junho de 2019.
👉 Já se sabe as causas do acidente? O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse que vai investigar o caso. Ainda não há informações sobre possíveis causas para a queda.
Avião caiu em Manoel Urbano
Arte g1
VÍDEOS: g1

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu