Geral

Fundação Carlos Gomes e Semc alinham retorno de interiorização musical em Santarém

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/03/2024 por Redação

Santarém é estratégica como polo de extensão musical para municípios vizinhos. Adson Tertulino, Gabriel Titan e Marlison Oliveira em reunião sobre interiorização musical da FCG
Ascom Semc / Divulgação
Proposta de retorno das ações de interiorização musical das Fundação Carlos Gomes (FCG) do Governo do Estado do Pará, foi tema de reunião entre o secretário municipal de Cultura (Semc) de Santarém, oeste paraense, Adson Tertulino, o representante da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS), Marlison Oliveira, e o superintendente da Gabriel Titan, no último dia 23.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Gabriel Titan teve a oportunidade de conhecer o prédio onde funciona a Filarmônica Municipal de Santarém, e assistiu a aula de percussão, um dos cursos ofertados na instituição musical santarena. Na ocasião, estava sendo trabalhada com os alunos a iniciação da leitura do método e a aplicação de técnicas iniciais da percussão. A finalidade das aulas é que ao final de 2024, o aluno esteja apto as execuções de instrumentos como bumbo, caixa, prato e acessórios, tratam-se de instrumentos de efeitos, o caxixi, ganzá e o tambor.
Segundo Gabriel Titan, a retomada da interiorização musical da Fundação Carlos Gomes é uma recomendação do governador Helder Barbalho (MDB).
A recomendação do governador Helder Barbalho é que nós retornássemos o processo de interiorização musical. Este projeto realizado pela Fundação Carlos Gomes, mas que teve interrupção. E para esse retorno a Santarém senti a necessidade de vir aqui na Filarmônica Municipal e entender essa estrutura, o quanto está adequada como polo. Para que possamos enquanto estado, definir planos de ação em trabalho, e daqui poder ser levado a capacitação, a qualificação, ou seja ajudar na formação desses processos, estruturas musicais também de outros municípios”, explicou Titan.
Gabriel Titan pôde acompanhar uma aula de percussão de alunos iniciantes na Filarmônica Municipal
Ascom Semc / Divulgação
O secretário de Cultura de Santarém, Adson Terturlino, informou que para a primeira etapa dos futuros trabalhos de interiorização, a Fundação precisava conhecer a estrutura predial, a organização e dimensão das salas e da grade curricular de ensino desenvolvida pela Filarmônica.
Ficamos felizes pela satisfação do superintendente Titan, e, assim demonstramos que estamos aptos ao retorno da interiorização musical da Fundação Carlos Gomes, por Santarém ser estratégica como polo de extensão deste serviço aos municípios vizinhos”, ressaltou o secretário.
Polo estratégico
Na vinda a Santarém, representações de municípios vizinhos também dialogaram com Titan. Ele esteve nos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. E recebeu do município de Monte Alegre, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, nas dependências da Filarmônica Municipal de Santarém.
Gabriel Titan em reunião com representantes do município de Monte Alegre
Ascom Semc / Divulgação
É de grande importância o nosso município estar alinhado quanto essa informação, devido termos grande movimento do segmento da música, e principalmente o nosso alunado. A exemplo do Projeto Banda de Música na Escola e no retorno a nossa cidade, vamos verificar como podemos abraçar esse apoio do estado junto aos municípios”, destacou Carla Mesquita da Semed de Monte Alegre.
Vemos como positivo esse chamado, e tentamos fortalecer e desenvolver a linguagem musical, rompendo os muros entre os municípios e o estado, a partir dessa parceria com Fundação Carlos Gomes”, disse Macélia Cardoso, representante da Secretaria de Cultura.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu