Geral

Sistema pioneiro no Brasil leva à devolução de mais de 5 mil celulares a vítimas de assaltos; conheça

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/03/2024 por Redação

Ao Fantástico, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e os delegados Matheus Zanatta e Anchieta Nery, explicam todos os processos que levaram a um sistema que já recuperou celulares no Piauí e em mais 11 estados. Conheça a nova estratégia que fez a polícia do Piauí recuperar mais de 5 mil celulares
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) já recuperou e devolveu mais de 5 mil celulares frutos de furto e roubo entre 2023 e o início de 2024. O Fantástico de domingo (24) mostrou como funciona a dinâmica que, segundo a SSP, reduziu em 40% o número de roubos e furtos de celulares na capital Teresina.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e os delegados Matheus Zanatta e Anchieta Nery, explicam todos os processos que levaram a um sistema que já recuperou celulares no Piauí, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Roraima, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Bahia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piauí no WhatsApp
🔄📲 O ciclo do celular roubado
Segundo Chico Lucas, a ideia da operação surgiu após a SSP analisar toda a cadeia de comercialização de celulares roubados, que iniciam no assalto e terminam na compra de aparelhos roubados.
Quando assumimos, vimos que furto e roubo de celulares estão entre os crimes mais comuns no Brasil. Com isso, tentamos entender a cadeia criminosa desde o roubo, que geralmente é combatido, só que percebemos também que há um mercado do produto roubado que vai do lojista que recebe esses produtos, até o comprador final. Então, tivemos a ideia de responsabilizar toda essa cadeia, explicou Chico Lucas.
🚓 realização de blitzen com busca pessoal, busca veicular e verificação do IMEI do celular;
📲 intimações em massa via aplicativo de mensagem para pessoas que estão com celulares com restrição. O intuito é levar as pessoas até a secretaria para devolverem os aparelhos. A intimação é enviada de um número com selo de verificação da SSP;
❌operações Interditados, que têm como foco lojas físicas ou virtuais, que fazem a receptação de celulares roubados e a posterior revenda. 64 lojas foram alvo da operação interditados. Todas elas tiveram suspensas atividades econômicas e mais de 30 empresários foram presos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Sistema pioneiro no Brasil leva à devolução de mais de 5 mil celulares a vítimas de assaltos; conheça modelo
Adelmo Paixão/g1
👩‍⚖️📃 Justiça aliada das ações policiais
O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), delegado Matheus Zanatta, informou que a ação de identificação dos aparelhos tornou-se mais efetiva após uma decisão judicial autorizar o rastreamento digital dos celulares subtraídos. Anteriormente, a identificação desses aparelhos roubados era feita individualmente, através da operadora.
Devolução de celulares recuperados pela SSP-PI
Izabella Lima / g1 Piauí
Com isso, depois que a vítima faz o registro do Boletim de Ocorrência, com os dados dos celulares em restrição de roubo e furto, os aparelhos são rastreados. Eles têm o IMEI identificado e as operadoras telefônicas informam onde estão no momento.
Conforme o delegado Zanatta, com a localização dos aparelhos, a SSP trabalha com três vieses para a apreensão e devolução.
💻🔗 Software da SSP como ferramenta essencial
O Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Anchieta Nery, destacou o uso de um software que reúne os dados de furtos e roubos, das operadoras telefônicas e de empresas que vendem os aparelhos.
Com o programa, a SSP consegue visualizar quantos celulares foram recuperados, se possuem informações suficientes para disparar intimações e onde os aparelhos estão.
Com todo o processo reunido em um único programa, a Secretaria consegue fazer intimações em massa para até 500 pessoas de uma vez e, consequentemente, recuperar muito mais aparelhos de uma única vez.
Leia também:
Polícia do PI intima 1 mil pessoas por posse de celulares roubados ou furtados; 170 aparelhos recuperados
Piauí tem 20 mil celulares com registro de roubo ou furto; mais mil pessoas serão convocadas a explicar origem de aparelhos, diz polícia
Operação Interditados: cinco pessoas são presas e 15 lojas interditadas em cidades do Piauí
Operação Interditados 4, da Polícia Civil, esvazia prateleiras de lojas em Teresina e União
🪪👨Receptador identificado
Após a devolução do celular furtado ou roubado, a pessoa assinará um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação, que pode ser:
- dolosa (quando a pessoa tem consciência de que estava com um aparelho roubado)
- ou culposa (quando a pessoa não sabia que estava com um celular fruto de roubo)
- ou receptação qualificada, no caso dos comerciantes dos aparelhos.
Ao g1, uma das intimadas da ação do dia 1º de março, que preferiu não se identificar, relatou que comprou o aparelho com um colega de trabalho e não imaginava que estava com um celular fruto de roubo. A mulher recebeu um TCO por receptação culposa.
“Ele disse que comprou uma loja e eu acreditei. Paguei R$ 1.200 há uns sete meses e o celular tava novinho. Na época, foi quase o meu salário todo. É uma pena, mas temos que fazer o que é certo”, contou.
A pena de cada tipo varia conforme a intenção de quem estava com o aparelho, determinada em investigação policial posterior.
Celulares que foram recuperados pela SSP
SSP-PI
*Sthefany Prado, estagiária sob a supervisão de Maria Romero.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
U

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu