Geral

Excedente de água consumido em Piracicaba dá para abastecer 14 cidades da região; entenda

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/03/2024 por Redação

Metrópole do interior consome 87.500.864,10 litros de água diariamente, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades e do Censo 2022. Estação de Tratamento de Água de Piracicaba
Edijan Del Santo/ EPTV
O excedente de água consumido em Piracicaba (SP) é o suficiente para abastecer 14 das 18 cidades que compõem a região. A metrópole do interior consome 87.500.864,10 litros de água diariamente, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades e do Censo 2022. 🚰🏙️
O levantamento do g1 feito a partir dos dados do SNIS mostra que os moradores de Piracicaba consomem, em média, 206,7 litros de água por dia, 14% a mais que o consumo médio da região inteira, incluindo a metrópole, que é de 181,3 litros diários. 💧
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
📈 Esses 14% representam 12.250.121 litros de água, quantia superior ao gasto diário da maioria das cidades da região.
Com este excedente de água, seria possível abastecer, por um dia, Águas de São Pedro (SP), Capivari (SP), Charqueada (SP), Cordeirópolis (SP), Cosmópolis (SP), Elias Fausto (SP), Engenheiro Coelho (SP), Ipeúna (SP), Iracemápolis (SP), Mombuca (SP), Nova Odessa (SP), Rafard (SP), Saltinho (SP) e São Pedro (SP).
👇 Confira, abaixo, a quantidade de água consumida por cada município da região de Piracicaba.

Não há dados no SNIS sobre o consumo médio de água em Rio das Pedras (SP). Portanto, não é possível calcular o quanto de água os habitantes consomem em um dia.
Além de Piracicaba (SP), as cidades com o maior consumo de água são Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP), que são, depois da metrópole, os maiores municípios da região. 🏡🏡🏡
Juntas, as três maiores cidades consomem cerca de 74,6% da água de toda a região. Esse, no entanto, é um gasto proporcional à população desses municípios: 898.329 habitantes de Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara são 70,7% do total de 1.269.723 pessoas que moram na região, segundo o Censo 2022. 👨‍👩‍👧‍👦
LEIA TAMBÉM
Consumo de água na região de Piracicaba é 65% maior que média da OMS; veja em gráficos
Expansão urbana, vazamentos e redes antigas: os desafios no combate às perdas dágua em Piracicaba
Piracicaba cai 14 posições em ranking de saneamento básico; entenda ponto a ponto
Estação de Tratamento de Água Capim Fino, em Piracicaba
Justino Lucente/Prefeitura de Piracicaba
🚨 Perda dágua
Piracicaba não apenas consome bastante água. O município também perde, em média, 598,13 litros por dia, mais da metade da água tratada e pronta para o consumo segundo o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil. E essas perdas, a longo prazo, trazem prejuízo para o município.
➡️ Entenda: A perda d’água ocorre quando a água tratada e pronta para o consumo não chega até a casa da população, algo que pode ocorrer por vários motivos: vazamentos, rompimentos na rede e até furto por meio de ligações clandestinas.
Comparando essa perda diária com o consumo médio de outros municípios, é possível ver que essa água que não chega a casa dos piracicabanos poderia abastecer pelo menos um morador de todas as cidades da região — incluindo a própria metrópole. 👇Veja no gráfico abaixo.

O secretário executivo do Consórcio PCJ e coordenador do Programa de Combate a Perda em Redes Públicas Francisco Lahóz afirma que existem vários desafios atuais para reduzir as perdas d’água. Em Piracicaba, especificamente, o crescimento da cidade nos últimos 20 anos é um deles. Leia a análise completa.
Como o Piracicaba cresceu de uma maneira avassaladora nos últimos anos, a companhia de saneamento tem que atender as novas redes e, ao mesmo tempo, substituir as redes antigas. E essa equação nem sempre é possível de ser feita ao mesmo tempo, argumenta.
⬆️ Consumo regional acima da média
Independentemente do índice de perda d’água em Piracicaba, toda a região possui um consumo acima da média. 🚩
🌍 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 110 litros diários são suficientes para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Os 18 municípios da área de cobertura do g1 Piracicaba consomem 65% mais água do que o estipulado pela OMS.
Em relação à média nacional, que é de 148 litros diários para cada brasileiro, duas cidades da região ficam abaixo da média: em Engenheiro Coelho (SP) e Iracemápolis (SP), cada morador consome em média, respectivamente, 114,3 e 136 litros diários.
O gráfico abaixo mostra o consumo de cada cidade da região com base nos dados do SNIS e do Censo 2022 e o quanto deveria ser caso cada habitante adotasse a média de consumo estipulada pela OMS e a média de consumo nacional. Confira. 👇

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu