Geral

FOTOS: Moradores recolhem alimentos em meio à sujeira de lama causada pela chuva no Sul do ES

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/03/2024 por Redação

Em Mimoso do Sul, a cidade mais atingida pela chuva forte do fim de semana no Espírito Santo, pelo menos 15 pessoas perderam a vida. A cidade foi destruída pela água. Muitas pessoas perderam casa, roupas, documentos e ficaram até sem comida e água. Pessoas recolhendo alimentos sujos de lama após chuva forte em Mimoso do Sul, Espírito Santo
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Em meio à destruição causada pela chuva forte em várias cidades no Sul do Espírito Santo, muitas famílias ainda contabilizam prejuízos, enquanto outras choram a perda de parentes e amigos. Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 5,7 mil estão fora de suas casas. E a tragédia continua produzindo cenas de tristeza e desespero, como a de muitas pessoas recolhendo alimentos amontoados junto à sujeira da lama nas ruas das cidades.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em Mimoso do Sul, no Sul do estado, uma das cidades mais afetadas pelo temporal entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23), vários moradores foram flagrados recolhendo pacotes de arroz, biscoitos e até carnes, mesmo depois de todos eles terem sido descartados por lojas e supermercados do centro do município.
Os lojistas tiveram que colocar muitas mercadorias nas calçadas ou no meio das ruas, tudo amontoado e sujo, após a água ter invadidos os estabelecimentos. A perda e o prejuízo foram enormes.
📲 Participe do canal do g1 ES no WhatsApp para receber nossas notícias
Pessoas recolhendo alimentos sujos de lama após chuva forte em Mimoso do Sul, Espírito Santo
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Mas enquanto para algumas pessoas esses produtos estão descartáveis, inutilizáveis e sem valor comercial, para outras famílias deve representar o único alimento do dia ou das próximas horas. Isso porque muitos deles perderam tudo com a enchente, inclusive roupas, documentos e o alimento. A água está escassa e muitos estão tendo o que comer e beber graças a doações.
LEIA TAMBÉM:
Cinco pessoas internadas em lar de idosos estão entre os mortos pela chuva no Sul do ES
Polícia Civil monta força-tarefa em capela para identificar mortos pela chuva em cidade do Sul do ES
Prefeito chora e fala sobre desespero em Mimoso do Sul após chuva forte no ES: Não sei mais o que fazer
Dezessete pessoas morreram e mais de 5.450 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) no final da tarde deste domingo (24).
De acordo com o boletim, 15 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.
Pessoas recolhem alimentos em meio à sujeira da lama após temporal no Espírito Santo
Solidariedade e doação de alimentos e água
Uma corrente de solidariedade se formou em várias cidades capixabas e donativos estão chegando aos poucos a cidades afetadas pela chuva. Mas fome e sede não esperam.
Marmoaria vira ponto de distribuição de alimentos e água em Mimoso do Sul, Espírito Santo
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Uma marmoraria se tornou ponto de distribuição de alimentos e materiais de higiene para atender moradores atingidos pelas enchentes em Mimoso do Sul. Na manhã deste domingo (24), uma fila se formou no galpão, situado na entrada da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Enxurrada arrasta caminhão dos bombeiros em Mimoso do Sul, no Espírito Santo; veja vídeo
VÍDEO: Bombeiro é resgatado de helicóptero ao ficar abraçado em árvore após barco virar e ser arrastado pela água no ES
A Defesa Civil estadual recebeu dez toneladas de alimentos que serão doados para famílias atingidas pelas fortes chuvas deste fim de semana. São itens que fazem parte da cesta básica como: arroz, café, macarrão, açúcar, sal e outros. Os produtos foram doados por uma concessionaria de energia elétrica que abastece 70 municípios no estado.
Alimentos doados chegam para serem distribuídos em Mimoso do Sul, Espírito Santo
Divulgação
Por conta da tempestade, o abastecimento de água do município está paralisado. Segundo nota divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), neste domingo (24) foi constatado que a tubulação da barragem de captação foi completamente danificada.
De acordo com o Saae, até mesmo a tubulação da barragem de captação, responsável por levar a água até a estação de tratamento, foi completamente danificada. Nossa prioridade no momento é recuperar essa adutora, para, então partirmos para a recuperação das redes rompidas na rua, informou.
Algumas equipes, de outros municípios, estão chegando à cidade para auxiliar nos trabalhos. O Saae pediu a compreensão dos moradores e, aos que ainda tem sua reserva de água, que priorizem atividades fundamentais como beber e cozinhar. No momento, informou o órgão, não há previsão para a normalização do abastecimento.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu