Geral

Você viu? Morte de empresário em acidente com UTV em Barreirinhas, registro de forte neblina em São Luís, prisão de suspeit

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/03/2024 por Redação

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 Maranhão na semana de 17 a 23 de março.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Domingo (17)
Morreu, na tarde de domingo (17), o empresário José Arnaldo Souza, conhecido como Arnaldinho, vítima de um acidente com UTV (veículo utilitário multitarefas). O acidente aconteceu por volta das 14h, no povoado Vassouras, na Região dos Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas.
Empresário morre em acidente com UTV na região dos Lençóis Maranhenses
Reprodução
A mulher do empresário, identificada como Rosemary Rocha de Souza, estava com o marido na hora do acidente e também ficou ferida, mas não corre risco de morte.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Uma cobra sucuri com cerca de 3 metros foi resgatada na tarde de sábado (16), no bairro Sebastião Regis em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís. O animal foi encontrado dentro de um banheiro em construção, localizado próximo a um ginásio poliesportivo da região.
Sucuri estava dentro de banheiro de ginásio poliesportivo que está em construção em Imperatriz (MA)
Divulgação/Corpo de Bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), moradores encontraram o animal em uma região do banheiro e acionaram os bombeiros. Uma equipe foi acionada e resgatou o animal.
Leonidas Cunha Ribeiro, que estava foragido da Justiça por suspeita de envolvimento na morte de um motorista de ônibus em São Luís, foi preso na noite de sábado (16), por envolvimento em um assalto e por porte ilegal de arma de fogo, na capital maranhense.
Leonidas Cunha Ribeiro é apontado de participação na morte do motorista Francisco Vale Silva, em São Luís
Reprodução/Redes sociais
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), ele foi preso junto com outras duas pessoas identificadas como Alice Oliveira Lima, de 28 anos e Leonardo Alves dos Santos Conceição, de 28 anos. O trio é suspeito de ter praticado um assalto na região do bairro Vila Palmeira.
Segunda-feira (18)
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) disse que vai instaurar um inquérito para apurar o acidente com UTV (veículo utilitário multitarefas), que vitimou o empresário José Arnaldo Souza, conhecido como Arnaldinho, na tarde de domingo (17), no povoado Vassouras, na Região dos Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas. A informação foi confirmada por meio de uma nota enviada pela Secretaria da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).
Empresário morre em acidente com UTV na região dos Lençóis Maranhenses
Divulgação
A nota, que ainda teve a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disse ainda que o empresário foi levado ainda no domingo até hospital regional localizado na cidade pelos próprios amigos que o acompanhavam. Em seguida, o hospital informou sobre a constatação do óbito da vítima.
Uma forte neblina foi registrada na manhã de segunda-feira (18) na Grande São Luís. Nas redes sociais, o fenômeno foi destacado por internautas de vários bairros da capital maranhense.
A neblina é um fenômeno atmosférico e surge quando o solo está úmido, em razão principalmente das chuvas
Nice Ribeiro/TV Mirante
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas em São Luís variam, nesta segunda, entre 23°C e 30°C.
Doze dias após ser agredida por um policial militar durante uma abordagem em São Luís, uma professora, que preferiu não ser identificada, recebeu uma visita de apoio da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB-MA), na segunda-feira (18).
Professora cai no chão após PM desferir um soco no rosto.
Reprodução/TV Mirante
A visita dos representantes da comissão foi a primeira e única que a vítima recebeu desde que foi agredida por um PM, no último dia 7 de fevereiro. O suspeito foi identificado como Getúlio Protásio Vasconcelos que, nas agressões filmadas por uma câmera de segurança, pôde ser visto desferindo vários golpes na vítima, que chega a cair na calçada após um soco no rosto.
O Maranhão registrou o segundo caso de morte por dengue grave no ano de 2024 e o primeiro por chikungunya. A informação foi divulgada, na segunda-feira (18), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Boletim Epidemiológico de Arboviroses.
Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
O paciente, que foi vítima da dengue, era morador da cidade de Lago Verde, a 286 km de São Luís, e morreu no último dia 8 de março.
Terça-feira (19)
Conhecido por ser um prodígio internacional, o estudante Valdemiro Brito Gomes, de 14 anos, conseguiu uma nova conquista importante para seu currículo como jovem cientista. O maranhense é agora embaixador mirim do programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo popularizar a ciência no país.
Em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula, maranhense Valdemiro Brito Gomes foi escolhido como embaixador mirim de programa científico
Ricardo Stuckert/PR
Morador do Povoado Corisco, em São Bernardo, cidade a 375 km de São Luís, Valdemiro foi uma das nove crianças selecionadas para participar do lançamento do programa. A cerimônia aconteceu em 19 de janeiro, em Fortaleza durante a assinatura do decreto que cria o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na cidade.
O município de São João dos Patos, a cerca de 549 km de São Luís, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. Com isso, sobe para sete o número de municípios em situação de emergência no Maranhão.
Maranhão está com sete cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Reprodução/TV Mirante
O mês de março deve ser o mais chuvoso do ano. A Defesa Civil do Maranhão emitiu uma nova lista com os municípios afetados pelas fortes chuvas, entre eles estão: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João dos Patos, Tuntum, Conceição do Lago Açu, Monção e Pindaré Mirim.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um idoso, que também é cadeirante, por suspeita de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A operação aconteceu na segunda-feira (18), no município de Bequimão, a 75 km de São Luís.
Idoso é preso suspeito de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no município de Bequimão, no MA.
Reprodução/Polícia Civil
A operação foi feita na casa onde o idoso morava, no Povoado Rio Grande. Na casa, a polícia encontrou algumas quantidades de drogas que seriam para revenda, tais como 17 pedras de crack e porções de maconha.
Quarta-feira (20)
Foi preso, na manhã de quarta-feira (20), um homem suspeito de ser o mandante da morte do professor Pedro Lopes Oliveira Filho, de 37 anos, que foi assassinado durante a comemoração do próprio aniversário, na cidade de Pio XII, a 270 km de São Luís.
Pedro Lopes Oliveira Filho, de 37 anos, foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (23) na cidade de Pio XII
Reprodução/TV Mirante
O suposto mandante, que não teve o nome divulgado, foi preso na cidade de Santa Inês, por policiais da 7ª Delegacia Regional, com apoio operacional do Grupo de Resposta Tática (GRT). De acordo com as investigações, ele é suspeito de participação em dois homicídios em Pio XII.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu, na manhã de quarta-feira (20), mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Cândido Mendes, na casa do prefeito do município, José Bonifácio Rocha de Jesus, conhecido como Facinho (PL) e na sede da secretaria de Administração da cidade.
Polícia Civil cumpre mandados de prisão na Prefeitura, na sede da Secretaria de Administração e na casa do prefeito de Cândido Mendes (MA)
Divulgação/Polícia Civil
Os mandados de busca e apreensão foram solicitados pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e expedidos pelo desembargador José Joaquim Figueiredo.
Um homem, com um mandado de prisão em aberto, foi preso na terça-feira (19) ao tentar registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís.
10° Delegacia Regional de Imperatriz, no Maranhão.
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão.
De acordo com a Polícia Civil, ao procurar a delegacia em Imperatriz para fazer o boletim de ocorrência, um investigador resolveu consultar dados do homem no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), antes de enviar o caso para central de ocorrências.
Quinta-feira (21)
Uma criança de cinco anos foi baleada, na noite de quarta-feira (20), no bairro Bonsucesso, em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís. De acordo com a Polícia Militar, o menor foi vítima de uma tentativa de homicídio.
Criança de cinco anos é baleada em Imperatriz (MA)
Divulgação
Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), ele na porta de casa na presença de outras pessoas, quando foi atingido pelo suspeito que fez disparos com arma de fogo em direção a residência onde ele vive com a família.
Mais duas mortes por dengue foram confirmadas no Maranhão neste ano, chegando a quatro o número de vítimas da doença. A informação foi confirmada na quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
De acordo com o Painel de Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano. Destes, 1.686 casos foram confirmados e 2 estão sendo investigados.
Oito das 217 cidades do Maranhão decretaram situação de emergência devido ao aumento do nível dos rios Mearim, Pindaré e Itapecuru, que subiram devido as chuvas que atingem parte do Estado. Ao todo, 394 famílias estão desabrigadas e 800 desalojadas devido a cheia dos rios.
Mais de 300 famílias estão desabrigadas em cidades afetadas pela cheia de rios no Maranhão
Reprodução/TV Mirante
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil já decretaram situação de emergência as cidades de: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu e Trizidela do Vale.
Sexta-feira (22)
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) e a Perícia Oficial realizaram, na quinta-feira (21), a reconstituição da morte do jovem Marcos Vinicius, de 20 anos de idade, que morreu baleado na porta de casa, durante uma perseguição policial, no dia 25 de fevereiro deste ano, em Governador Edison Lobão, cerca de 490 km de São Luís.
Jovem flagrado dando grau em moto é perseguido pela PM e morto na porta de casa no interior do MA
Divulgação
Marcos teria sido morto após fugir de uma abordagem policial, depois de ser flagrado empinando uma moto nas ruas da cidade, uma prática conhecida como dar grau.
O colaborador de uma empresa que presta serviço para a Equatorial Maranhão, distribuidora de energia elétrica do estado, morreu na manhã de sexta-feira (22), quando estava trabalhando. Segundo a Equatorial, a causa da morte do funcionário terceirizado foi infarto.
Terceirizado da Equatorial morre após sofrer infarto durante trabalho no interior do MA; vítima ficou pendurada em poste
Reprodução
A vítima, identificada apenas como Thiago, havia acabado de subir em um poste de energia elétrica, no povoado Conceição, entre os municípios de São Vicente Ferrer e São Bento, quando passou mal e ficou pendurada pelos equipamentos de segurança.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) denunciou a influenciadora Skarlete Melo, conhecida por divulgar jogos de azar, entre eles, o Fortune Tiger, o “Jogo do Tigrinho”, por supostamente impedir investigações de infrações penais que envolvem organizações criminosas. Além da influenciadora, mais oito pessoas também foram denunciados formalmente pelo MP.
Skarlete Melo ostenta riqueza nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Segundo a denúncia, os acusados são implicados em uma série de atividades ilícitas, incluindo o acesso e a disseminação de informações judiciais sob sigilo, além de tentativas de obstruir a eficácia das investigações policiais. A influenciadora Skarlete Melo é o alvo principal da denúncia.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na quinta-feira (21), a secretária judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Lívia Azevedo Veras Dias, por suspeita de liberações irregulares de alvarás de pagamento. Ela é servidora do Tribunal de Justiça do Estado e a suspeita.
Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (SEIC-MA)
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão.
De acordo com o delegado Augusto Barros, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (Seic), Lívia teria bloqueado quantias de quase R$ 500 mil de contas públicas do Estado do Maranhão e em seguida, transferindo o valor para uma advogada.
Sábado (23)
Um vídeo registrado por câmeras de segurança flagraram uma briga de trânsito entre um motorista e um ciclista na sexta-feira (22) no bairro Coroadinho, em São Luís. No momento da ação, o motorista, Augusto Braga, e o ciclista, identificado apenas como Adenilton, estavam armados com facões e se enfrentaram no meio da rua.
O vídeo mostra o momento em que os dois brigaram nessa sexta-feira (22) no bairro Coroadinho, em São Luís.
Reprodução/Redes Sociais
O caso aconteceu Rua do Arame, que funciona como trânsito de mão dupla no bairro. Nas imagens, é possível ver o momento em que o ciclista estava parado na via, do lado direito, quando o motorista do carro branco desvia dele pela esquerda.
O ex-vereador de Codó, Manoel das Graças de Oliveira Ximenes, morreu após ser esmagado por um veículo desgovernado na manhã de sábado (23), em uma rua do município, localizado a 290 km de São Luís. O acidente foi registrado por câmeras de segurança (Veja o vídeo abaixo).
Ex-vereador morre após ser esmagado por carro durante acidente em Codó
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o motorista envolvido foi identificado como Emílio Moraes, que também é ex-vereador de Codó. Nas imagens, a vítima aparece atrás de um carro, fazendo uma entrega de carne suína em açougue por volta das 5h, quando é atingido pelo carro.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu