Esporte

Freios de Verstappen travaram desde a largada no GP da Austrália

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/03/2024 por Redação

Tricampeão sofreu primeiro abandono na F1 dos últimos dois anos, encerrando sequência de 42 GPs concluídos na categoria; quebra abriu caminho para Sainz vencer neste domingo A confiabilidade dos carros da RBR, incontestável na última temporada, foi posta à prova após o abandono de Max Verstappen no GP da Austrália na madrugada deste domingo. O holandês deixou a corrida na volta 5 com fogo saindo de seus freios e, após o incidente, revelou que já estava com problemas no carro desde o início da prova na qual era pole position.
Sainz vence na Austrália após quebras de Verstappen e Hamilton
Hamilton diz não esperar evolução na Mercedes após abandono
Veja classificação da F1 2024; Pérez perde vice-liderança para Leclerc
Max Verstappen abandona GP da Austrália da F1 2024 após falha nos freios
SCOTT BARBOUR / POOL / AFP
- Meu freio traseiro direito ficou travado desde o momento em que as luzes se apagaram, então as temperaturas continuaram aumentando até o ponto em que ele pegou fogo. A temperatura estava aumentando cada vez mais, então ele simplesmente passou a funcionar como um freio de mão. Mas, é claro, eu não sabia o que estava acontecendo. Achei que o problema era o desbalanceamento do carro. (A equipe) pôde ver o que estava acontecendo, mas não sabem o que causou isso - detalhou.
Próxima corrida da F1 2024: veja data do GP do Japão
Como funciona a pontuação na Fórmula 1?
Como de costume, assim como nos dois primeiros GPs deste ano (no Bahrein e Arábia Saudita), Max fez uma largada tranquila. Porém, sua vantagem sobre o vice-líder Carlos Sainz começou a cair; ele foi ultrapassado na abertura da volta dois e na volta quatro, os freios do RB20 começaram a pegar fogo.
Acesse o canal do ge no Whatsapp
O holandês despencou do segundo para o décimo lugar e, depois caiu para último. Lento na pista, arrastou seu carro até os boxes na abertura da quinta volta e saiu do cockpit enquanto algumas chamas já podiam ser vistas nos freios.
Carlos Sainz ultrapassa Max Verstappen no GP da Austrália de F1 2024
Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Foi o fim de uma sequência de 42 GPs sem abandonar, desde o GP da Austrália de 2022 - na ocasião, um vazamento de óleo do motor provocou sua retirada.
- Tivemos muitas corridas boas consecutivas, muita confiabilidade. Mas eu sabia que chegaria o dia em que teríamos que abandonar e, infelizmente, esse dia foi hoje. Mas tivemos uma sequência muito boa de dois anos, o que já é impressionante - apontou Verstappen.
Max Verstappen acena para o público após abandonar GP da Austrália da F1 2024
SCOTT BARBOUR / POOL / AFP
Com o caminho livre na corrida, Sainz conseguiu manter-se na liderança até o fim das 58 voltas e vencer a terceira corrida de sua carreira e a primeira de 2024. Ele ainda encerrou uma sequência de oito vitórias anotadas por Verstappen entre o GP do Japão de 2023, e o GP da Arábia Saudita deste ano.
Vale lembrar que, em 2023, também foi Sainz quem findou uma sucessão de dez corridas vencidas pelo holandês da RBR, ao levar a melhor no GP de Singapura.
A F1 encara uma pausa de uma semana antes de seguir para a quarta etapa da temporada 2024, o GP do Japão, em 7 de abril. Confira o calendário completo do campeonato.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu