Política

Sob clima tenso, vereadores aprovam distribuição de terrenos doados pela Veracel

Maioria da população presente na Câmara estava interessada no resultado da votação para aprovação para doação dos terrenos.

Redação Rastro101
29/11/2015 por Redação, atualizado em 30/11/2015 às 15h58 por Redação

Vereadores de Itagimirim durante sessão extraordinária para votação do projeto para distribuição dos terrenos. (Foto: Rastro101)Vereadores de Itagimirim durante sessão extraordinária para votação do projeto para distribuição dos terrenos. (Foto: Rastro101)

Uma sessão extraordinária foi realizada na Câmara de Vereadores de Itagimirim na noite da última sexta-feira (27), onde foi colocado em pauta para votação, as normas
que regulamentam a distribuição de lotes para a população de Itagimirim. São ao todo 904 lotes, medindo em média 200 metros quadrados cada um, tendo como medidas a frente de 10 m e 20 m nas laterais.

A Casa Legislativa ficou lotada com a população, tanto na área interna como na parte de fora. A maioria estava interessada no resultado da votação para aprovação ou não da doação dos terrenos.

Uma comissão formada pelos vereadores de oposição deu parecer contrário ao projeto de Lei. De acordo com o Vereador Luiz Guimarães, que leu o relato da comissão, o projeto não seria aprovado "da forma que o Executivo enviou para a Câmara". Segundo ele, haviam falhas que poderiam trazer grandes prejuízos para os que receberiam os terrenos.

Plenário da Câmara ficou lotado com a população interessada no resultado da votação. (Foto: Rastro101)Plenário da Câmara ficou lotado com a população interessada no resultado da votação. (Foto: Rastro101)

A vereadora Nice defendeu o projeto enviado pelo Executivo para apreciação dos vereadores, dizendo que a Secretaria de Assistência Social "teria competência de avaliar todos critérios para a distribuição dos terrenos". Um dos critérios seria priorizar pessoas que não dispõem de casas próprias nem terrenos em seu nome, e também outras que vivem em casas dos pais, mesmo depois de terem constituídas suas famílias, será feito um criterioso levantamento, tendo por base a secretaria Municipal de Assistência Social, que tem todos os cadastros das pessoas da cidade. A vereadora ainda declarou que a oposição está fazendo seu papel. "É claro que a oposição vai colocar empecilho. É oposição e é o trabalho deles", declarou.

Para o vereador Israel Pinheiro, o projeto deveria ser votado naquela noite, estando certo ou errado. (Foto: Rastro101)Para o vereador Israel Pinheiro, o projeto deveria ser votado naquela noite, estando certo ou errado. (Foto: Rastro101)

O vereador Luizinho defendeu seu voto contrário, dizendo que não é contra a doação dos terrenos para a população, mas é contra a forma que foi enviado o projeto, e que o povo sairia prejudicado se o projeto fosse aprovado daquela forma.

A sessão foi transmitida ao vivo pela web e pela rádio comunitária Estação 87 FM. Veja abaixo como foi a sessão:



Mesmo com toda a discussão, o projeto acabou sendo aprovado com 5 votos a favor e 4 contrários. Votaram contra: Luis Guimarães, Lindu, Luizinho e vereadora Preta. Votaram a favor: Francino Junior, Márcio da Saúde, Israel Pinheiro e vereadora Nice. Como o resultado deu empate, o presidente da Casa, Derisvaldo Bonfim, votou favorável à aprovação.

Vereadores que votaram a favor e que votaram contra a aprovação da distribuição dos terrenos. (Rastro101)Vereadores que votaram a favor e que votaram contra a aprovação da distribuição dos terrenos. (Rastro101)

A área foi uma reivindicação do ex-prefeito Rielson Lima, juntamente com o atual prefeito Rogério, que foi vice de Rielson. Ambos lutaram bastante para essa importante aquisição. O bairro receberá o nome de Rielson Santos Lima, em homenagem ao ex-prefeito que teve sua vida tirada por um criminoso no final da tarde de 29 de julho do ano passado, em praça pública.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel Terrenos Moradia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu