Geral

Maranhão registra terceiro caso de morte por dengue em 2024

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/03/2024 por Redação

O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do MA (SES) nesta quinta-feira (21). A vítima era uma criança de cinco anos, natural da cidade de Brejo. Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
Uma criança de cinco anos foi a terceira vítima de morte por dengue no Maranhão em 2024. O caso foi confirmado nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Este já é o terceiro caso fatal causado pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti no estado.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
A vítima é a segunda criança que morreu devido às complicações da dengue. Ela era da cidade de Brejo , cidade a 323 km de São Luís, e foi transferida para um hospital da capital maranhense para receber tratamento.
De acordo com o Painel de Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano. Destes, 1.686 casos foram confirmados e 2 estão sendo investigados.
Leia também:
Maranhão registra primeira morte por dengue em 2024
Maranhão registra segunda morte por dengue em 2024; primeiro óbito por chikungunya também é confirmado
Sintomas
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Sintomas dengue
Arte/TV Globo
Cuidados
A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito. Para evitar isso, é necessário eliminar objetos que acumulem água e são potenciais criadouros, fazendo vistorias regulares em recipientes que armazenam o líquido, como caixas dágua. Além disso, o repelente é uma outra opção de evitar a doença.
LEIA TAMBÉM:
Dipirona e paracetamol contra dengue: quais cuidados tomar ao buscar remédios para sintomas da doença
Dengue: médico Drauzio Varella esclarece sintomas, cuidados e sinais de alerta da doença
Vacinação
A vacinação contra a dengue já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís, para crianças de 10 e 11 anos.
Clique aqui e acesse os locais de vacinação

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu