Geral

Turma da Mônica estampa cartilha sobre Síndrome de Down do governo de SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/03/2024 por Redação

Lançamento do material Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down - que conta com informações sobre como acolher e incluir pessoas com a condição - ocorreu nesta quinta-feira (21), no Dia Internacional da Síndrome de Down. Cartilha Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down
Divulgação/SEDPcD
Personagens da Turma da Mônica ilustram a cartilha Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down” lançada, nesta quinta-feira (21), em um evento em frente ao Centro de Informações à Pessoa com Deficiência, na estação Tatuapé da CPTM e do Metrô, em São Paulo. Na data, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O guia conta com detalhamentos sobre como uma família deve acolher um bebê com a condição. Entre os temas abordados estão: esclarecimentos sobre a síndrome de Down, maternidade, conselhos para a amamentação, exames importantes, intervenção precoce, vacinação, cuidados com a saúde, educação, linguagem apropriada, direitos e luta contra o preconceito.
A figura central é a personagem Tati, que também faz parte da turminha de Mauricio de Sousa e tem Síndrome de Down. Outros personagens, como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão também participam do material elaborado pela pediatra Ana Cláudia Brandão, integrante do Comitê Técnico-Científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e presidente do Núcleo de Estudos sobre a Criança e Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
A versão física da cartilha está disponível, gratuitamente, nos dois Centros de Informação à Pessoa com Deficiência localizados nas estações Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do metrô.
LEIA MAIS
População paulistana cresceu 1,7%, mas a da Barra Funda aumentou 132% em 12 anos
Jovem de SP fica ferido após briga durante cruzeiro da cantora Ludmilla
Dia Internacional da Síndrome de Down
Além do lançamento da cartilha, para celebrar a data, o Comitê Paralímpico lançou na estação Tatuapé uma arena paralímpica, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD).
Os usuários que passaram pelo local entre as 10h e as 16h30 desta quinta-feira (21) puderam praticar futebol de cegos e basquete em cadeira de rodas.
Arena paralímpica na estação Tatuapé
Divulgação/SEDPcD
No evento de lançamento também houve comemoração com a apresentação da banda Batucada do Nasce, um grupo de percussão composto por 33 pessoas com deficiência que tem trajetória no carnaval e na cultura popular.
Banda Batucada do Nasce no evento de lançamento da cartilha “Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down”
Divulgação/SEDPcD

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu