Geral

Governo de SP cancela edital para escolha de gestor de Oficinas de Cultura; artistas protestam contra fechamento

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/03/2024 por Redação

Instituições oferecem aula de formação artística e atividades culturais gratuitas e são de responsabilidade do governo do estado, mas administradas por Organização Social. Segundo Secretaria da Cultura, programa está em reformulação. Oficina Cultural Oswald de Andrade
Karla Pinheiro
Decisão da Secretaria da Cultura de São Paulo de cancelar o edital para a escolha da Organização Social (OS) que iria cuidar da gestão das Oficinas de Cultura do estado provocou o protesto de artistas contra a medida nesta quarta-feira (20), em frente ao Theatro Municipal, no Centro da capital.
Essas instituições culturais oferecem aulas de formação artística e atividades culturais gratuitas e são de responsabilidade do governo do estado, mas são administradas por uma OS.
Artistas protestam contra cancelamento de edital para gestor de Oficinas de Cultura de SP
O estado tem, atualmente, três Oficinas Culturais - Oswald de Andrade (Bom Retiro), Alfredo Volpi (Itaquera) e Maestro Juan Serrano (Brasilândia) - em funcionamento. Todas ficam na capital. Para o público do interior, o estado afirma ter parcerias com municípios cadastrados.
Até o dia 30 de abril, a responsável pelas oficinas é a Poiesis. Com a proximidade do fim do contrato da empresa, em 15 de fevereiro, foi divulgado, também no DO, um termo de referência para a elaboração de propostas de uma nova gestão. Contudo, um mês depois, a resolução foi cancelada.
A Secretaria da Cultura informou ao g1, em nota, que o programa Oficinas Culturais está em reformulação e dará lugar a uma iniciativa mais ampla, com foco no desenvolvimento profissional, geração de renda e empregabilidade, por meio de cursos livres (confira íntegra abaixo).
Protesto
Com a divulgação da suspensão do edital, artistas começaram a se pronunciar nas redes sociais com a postagem a Oficina Cultural Oswald de Andrade não pode fechar, em referência a uma das três unidades do projeto, que fica no Bom Retiro, no Centro da capital de São Paulo.
Initial plugin text
Zé Renato, participante da Frente Única dos Trabalhadores da Cultura, explicou ao g1 que a mobilização começou após a divulgação da notícia no Diário Oficial. Ficamos sabendo porque a comunidade artística viu no DO, explica. Os funcionários ainda não receberam aviso prévio, mas estão atônitos.
Renato conta que nenhuma notícia sobre o futuro dessas oficinas foram divulgadas. Não existe o edital para a gestão. Cancelaram o mecanismo de funcionamento, cancelaram a ferramenta e não indicaram nada no lugar.
Detalhes sobre a reforma do programa não foram divulgados na nota da pasta. A secretaria disse apenas que o objetivo é atender a alta demanda por qualificação de mão de obra, especialmente fora do eixo capital/região metropolitana, e movimentar e promover a economia e a indústria criativa.
O que diz a Secretaria da Cultura
A Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas informa que o programa Oficinas Culturais está em reformulação e dará lugar a uma iniciativa mais ampla, com foco no desenvolvimento profissional, geração de renda e empregabilidade, por meio de cursos livres. O objetivo é atender a alta demanda por qualificação de mão de obra, especialmente fora do eixo capital/região metropolitana, e movimentar e promover a economia e a indústria criativa.
Importante destacar que o espaço em que as Oficinas acontecem é um equipamento do Estado, e além de abrigar a São Paulo Companhia de Dança, será o ponto central do novo programa, a ser lançado em breve.
*Sob supervisão de Paula Lago

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu