Geral

Tupã inaugura núcleo de tempo integral que atenderá mais de 280 alunos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/03/2024 por Redação

Casa do Garoto recebe estudantes da EMEIEF Prof. Thiago Leandro do nível
fundamental.
Prefeitura de Tupã/Divulgação
A Prefeitura de Tupã entregou na última quarta-feira (13) o novo Núcleo de Tempo Integral (NUTI) “Casa do Garoto”. O espaço sediará atividades de contraturno escolar para aproximadamente 280 alunos do 1º ao 5º ano da EMEIEF Prof. Thiago Alves da Silva Leandro.
Com investimento de R$ 150 mil, o prédio da instituição “Casa do Garoto” foi preparado para receber as modalidades de adequação curricular (antigo reforço), empreendedorismo, sustentabilidade, inglês e socioemocional.
Segundo o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, essa escola está no Programa de Ensino Integral (PEI) desde 2022. Seus estudantes do Ensino Fundamental fazem ainda natação, judô, dança, robótica e canto/coral no CEI (Centro de Educação Integral), enquanto os matriculados no segmento infantil (Pré-I e Pré-II) continuam completando 8 horas de aprendizado com estímulo intelectual, físico, emocional, social e cultural, na própria “Thiago Leandro”.
“Quando se fala em PEI, não estamos nos referindo apenas a maior carga horária na escola, diz respeito a dar primazia pela formação diversificada, democrática, inclusiva e de qualidade. Nossas equipes trabalham diariamente pelo crescimento cognitivo e pelo aprimoramento de habilidades e competências individuais e coletivas dos alunos”, explica o secretário.
Fachada da Casa do Garoto
Prefeitura de Tupã/Divulgação
A solenidade foi acompanhada pelo presidente da Associação Joana D’arc - Casa do Garoto, Wagner Luques de Oliveira, que ressaltou a importância dada ao local pela prefeitura.
“Quase sete anos atrás, falávamos em tornar esta organização da sociedade civil (OSC) referência. Contamos agora com fomento do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), compartilhamos a área com o Guri, e a partir deste ano teremos as crianças da ‘Thiago Leandro’ em nossas dependências”.
O presidente completa que o trabalho de fortalecimento de vínculos da Casa do Garoto está mantido independentemente, com atividades esportivas de ginástica, kickboxing e capoeira. Desde o início da atual gestão, cinco escolas migraram para o tempo integral, beneficiando 3.010 estudantes, ou seja, 75% da rede municipal de ensino.
“Nosso objetivo é transformar a educação de Tupã, implantando o Tempo Integral em todas as unidades do município. Uma meta desafiadora por demandar a contratação de funcionários, a ampliação da estrutura, e a garantia de oferta de disciplinas fora do currículo tradicional, que assegurem o desenvolvimento das crianças”, destacou o prefeito Caio Aoqui durante a cerimônia de inauguração.
Para ser possível fortalecer o aprendizado e alcançar os resultados esperados, a administração pública busca a excelência na educação. Haja vista a aquisição de mais de 2 mil livros literários, materiais e kits esportivos para as creches e escolas, do aumento linear de 50% para os professores nos últimos dois anos; e da ampliação de 40% da Cozinha Piloto “Maria Luiza Grassio dos Santos”, a fim de atender a demanda de 10 mil pratos por dia (três refeições para cada aluno).
Além disso, houve substituição da mobília e reformas dos prédios, com pintura interna e externa, revisão e reparos estruturais, adequação de espaços, instalação ou substituição de coberturas e pisos, e reformas completas em banheiros e salas de informática, por exemplo.
ARTAP recebe verba parlamentar para manutenção dos serviços
Tupã oferece curso livre de teatro em parceria com Instituto Luiz Bertazzoni
Quinta com Arte volta a ser realizado na Alameda do Artesanato

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu