Geral

Roraima tem 12 dos 15 municípios em situação de emergência devido à estiagem

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/03/2024 por Redação

Bonfim, no Norte e Rorainópolis, no Sul de Roraima, são os únicos municípios que não estão em estado de emergência. Roraima enfrenta o período seco, que tem sido agravado pelo fenômeno El Niño. GIF - Seca em Roraima deixa o município de Mucajaí com instabilidade no fornecimento de água
Caíque Rodrigues/g1 RR
Roraima tem 12 dos 15 municípios em situação de emergência por conta da estiagem e da forte seca que atinge o estado. Os municípios são Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, São João da Baliza, Normandia, Uiramutã e, nesta terça-feira (19), a capital Boa Vista.
➡️ Bonfim, no Norte e Rorainópolis, no Sul de Roraima, são os únicos municípios que não estão em estado de emergência.
Roraima enfrenta o período seco desde outubro do ano passado, que deve se estender até abril. Atualmente, o estado enfrenta o período seco. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação.
No dia 24 de fevereiro, o governo de Roraima decretou situação de emergência em nove municípios, sendo eles: Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã. Os municípios de São João da Baliza e Caroebe tiveram a situação de emergência decretadas pelas prefeituras no dia 5 e 7 de março, respectivamente.
Com o decreto, fica autorizada a dispensa de licitação, a adoção de medidas para a contratação de pessoal e a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem na prevenção do desastre. A situação de emergência é válida por 180 dias.
O Rio Branco, principal rio do estado, atingiu a marca de 32 centímetros negativos, o menor menor nível registrado em 2024. A estiagem tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico equatorial.
EFEITOS DA SECA
Mucajaí: Seca em Roraima deixa município com instabilidade no fornecimento de água
Pacaraima: Seca deixa cidade sem água encanada e moradores têm dificuldade até para tomar banho
São Luiz: Moradores reclamam de falta de água devido à estiagem em São Luiz
Em Caroebe, a situação de emergência vai até o dia 2 de setembro deste ano (180 dias a partir do decreto). Em São João da Baliza até o dia 2 de junho (90 dias). Em Boa Vista, a situação de emergência segue até o dia 6 de setembro.
Nos demais municípios, o decreto fica em vigor até o dia 21 de agosto.
Seca no Rio Branco
Initial plugin text
Com a estiagem que atinge Roraima, municípios do interior tem enfrentado falta de água e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), empresa responsável pelo fornecimento, classifica a situação como crise hídrica.
Na capital, o Rio Branco é a principal fonte de abastecimento e atende 70% da população. Os outros 30% são de poços artesianos perfurados em vários pontos da capital. Porém, segundo James Serrador, presidente da Caer, a situação mais crítica ocorre mesmo nos municípios do interior.
Em todo estado, a distribuição de água é feita por meio rios e de poços artesianos. Ao longo dos últimos dias, estas fontes têm registado baixas no nível de água, o que impacta a vida de moradores de cidades como Mucajaí, Pacaraima, São João da Baliza e São Luiz - as três últimas praticamente em colapso.
Atualmente, Roraima enfrenta o período seco, que deve durar até abril. Além da falta de chuvas, incêndios florestais atingem o estado e consomem casas, animais e a vegetação. A estiagem tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico equatorial.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu