Geral

Com aumento nos casos de dengue, Botucatu aposta em centro de hidratação para combate à doença

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/03/2024 por Redação

Até segunda-feira (18), a cidade registrou 3.638 casos da doença em 2024. No ano passado, durante o mesmo período, foram apenas 40 casos confirmados, uma diferença de 8.995%. Centro de hidratação em Botucatu (SP) recebe apenas pacientes encaminhados por médicos da rede pública
Divulgação
A alta expressiva no número de casos de dengue em Botucatu (SP) fez aumentar também a busca por atendimento no Centro Municipal de Hidratação.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Até segunda-feira (18), a cidade registrou 3.638 casos da doença em 2024. No ano passado, durante o mesmo período, foram apenas 40 casos confirmados, uma diferença de 8995%. Neste ano, durante o período, houve também a confirmação de uma morte pela doença, o que não ocorreu no ano passado.
O Centro Municipal de Hidratação, localizado na Rua João Passos, conta com 20 leitos e funciona 24 horas por dia. O local foi montado exclusivamente para tratar pessoas com dengue, mas o paciente só poderá ficar internado no local com uma indicação médica.
Por isso, o centro não funciona de porta aberta, como é uma UBS ou UPA. A pessoa doente de dengue será encaminhada por um médico do pronto-socorro ou das unidades de saúde.
Ponto de hidratação para pessoas com sintomas de dengue começa a funcionar em Botucatu
De acordo com a prefeitura, a ação faz parte do plano de contingência municipal contra a dengue e tem como objetivo ampliar o atendimento a moradores com suspeita da doença.
Além do novo espaço, toda a rede pública de saúde, como UBSs, UPAs e hospitais, seguem atendimento normalmente, inclusive com a aplicação de testes quando necessário.
Alta no número de casos de dengue tem preocupado prefeituras do estado de SP
Divulgação/SES
Por que a hidratação é importante?
Não existe um medicamento específico para a doença. A medicação serve basicamente para aliviar as dores.
A hidratação do paciente é parte importante do tratamento, pois a dengue é uma doença que faz a pessoa perder muito líquido. Por isso, é preciso beber muita água, suco, água de coco ou isotônicos.
VÍDEO: Bem Estar explica por que beber muita água é importante em caso de suspeita de dengue:
Beber muita água é importante em caso de suspeita de dengue
Isso ajuda a evitar o risco de choque hipovolêmico e até mesmo um quadro mais sério, como a morte. Se o médico observa no hospital que o paciente não vai conseguir beber a quantidade adequada de água por algum motivo, ele deve colocar o soro fisiológico imediatamente para ajudar a evitar a desidratação.
Bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, devem ser evitadas.
O que é a dengue?
Considerada pelo Ministério da Saúde (MinSaúde) como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 - todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Principais sintomas
Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Quais são os principais sintomas da dengue - selo home
g1
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
Além da dengue, o Aedes aegypti também pode transmitir o zika vírus e a chikungunya.
Cuidados necessários
Não deixar água parada;
Usar telas em janelas;
Prevenir a proliferação do mosquito;
Descartar pneus velhos no local correto;
Colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas;
Manter as calhas sempre desobstruídas;
Deixar a caixa-dágua sempre fechada e limpa.
Mosquito Aedes aegypti em local com água parada; criadouro de mosquito da dengue
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu