Geral

Grupo da UFMS oferece atendimento gratuito para pessoas que enfrentam o luto; veja como participar

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/03/2024 por Redação

Os encontros serão na Cidade Universitária, em Campo Grande, no bloco Multiuso 2, das 14h às 16h30. Não é preciso realizar cadastro. Velório do poeta Manoel de Barros em Campo Grande
Lucas Lourenço/G1MS
O Grupo de Apoio ao Luto, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que acolhe pessoas que perderam familiares, amigos e pessoas importantes em Campo Grande (MS), começa a realizar atendimentos gratuitos a partir deste sábado (16).
Os encontros serão na Cidade Universitária, em Campo Grande, no bloco Multiuso 2, das 14h às 16h30. Não é preciso realizar cadastro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
Vinculado ao Hospital Universitário (Humap-UFMS/Ebserh), a equipe multiprofissional é composta por profissionais e estudantes voluntários, com capacitação pedagógica e humanizada, para acolher pessoas que passam pela dor do luto.
“O Grupo de Apoio ao Luto oferece um espaço seguro para que os participantes expressem suas emoções, o que é fundamental para o processo de acolhimento, aceitação, busca e redução do isolamento, que é um dos benefícios mais valorizados de apoio a quem está vivenciando o luto. O grupo proporciona apoio emocional em uma rede de suporte necessária para enfrentar o luto de maneira saudável, proporciona conexão com pessoas que compreendem sua dor e perda, criando um senso de pertencimento a uma comunidade solidária”, explica o coordenador capelão Edilson dos Reis.
O projeto de pesquisa começou em 2022 na UFMS e está aberto para novos voluntários que desejam a lidar e acolher pessoas que estão passando pelo processo de sofrimento do luto. Estudantes que participarem recebem certificado de participação de atividades complementares.
Os especialistas afirmam que participar de um grupo de apoio ao luto pode auxiliar na condução de um processo mais saudável e a evitar doenças ligadas à saúde mental em decorrência da dor da perda. A oportunidade de falar e de ouvir o outro traz sensações de amparo e conforto, no sentido de se perceber que não está sozinho diante daquele imenso sofrimento”, reforça o capelão.
Serviço
Data: Todos os sábados, a partir do dia 16/03
Horário: 14h às 16h30
Local: Bloco Multiuso 2, na Cidade Universitária
Endereço: Av. Costa e Silva - Pioneiros, MS, 79070-900
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu