Geral

Estudantes de Ciência de Dados são vice-campeões em evento de programação na Índia

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/03/2024 por Redação

Estudantes de faculdade em Santos participaram do Students’ Research Conclave e terão um artigo publicado em portal internacional. Estudantes de FATEC em Santos (SP) apresentaram artigo de forma assíncrona, pelo computador
Arquivo pessoal
Três estudantes de Ciência de Dados da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) Rubens Lara, de Santos, no litoral de São Paulo, conseguiram o primeiro lugar na categoria de Finanças e foram vice-campeões na classificação geral de um evento realizado na Índia. O artigo do trio se destacou entre outros 32 trabalhos, de diversos países, no “Students’ Research Conclave”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A edição de 2023 reuniu alunos da Índia, Brasil, Zimbábue e Catar para promover o pensamento crítico e habilidades analíticas.
Os estudantes Flávia Valle, Gabriel Silva e Thalita Routh se dedicaram por quase um ano. Em janeiro, apresentaram um artigo que agrupa dados sobre ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) entre 2018 e 2022.
Programação admirável
Ao g1, Thalita, de 34 anos, explicou que a admiração pela programação na Índia é algo que o grupo compartilha. Os colegas se reuniram no apartamento de Flávia e apresentaram o trabalho na madrugada de 15 de dezembro. O resultado surpreendeu positivamente.
“Lá no Vale do Silício, nos Estados Unidos, tem muito indiano trabalhando. Porque eles são ensinados, desde pequenininhos, a programar. Tudo isso chama nossa atenção [...] A lógica de programação que eles têm é admirável”, afirmou.
Thalita, Gabriel e Flávia são estudantes da FATEC em Santos (SP)
Arquivo pessoal
Metodologia
O trabalho foi realizado para a conclusão da disciplina de Álgebra Linear e orientado pelo professor Alexandre Garcia de Oliveira. Ele explicou ao g1 que a proposta é pegar colunas numéricas e transformá-las para reduzir a dimensionalidade, mas sem alterar as propriedades estatísticas iniciais.
A metodologia aplicada foi o Primeiro Componente de Análise (PCA), com o qual o trio reuniu um grande volume de dados financeiros.
“Pensa numa tabela de Excel em que você tem 300 colunas e muitas linhas. O negócio vai ficar lento, concorda comigo? Tem muito dado ali para você trabalhar, requer muita memória e fica mais difícil”, disse o educador.
Gratidão
O trabalho ficou em primeiro lugar no painel de finanças, chamado “Desenvolvimento sustentável e nova dimensão em finanças e contabilidade”, e em segundo na apresentação geral do conclave. Os artigos selecionados serão publicados no Annual Research Journal of SCMS de 2024.
Os sentimentos que ficam para Thalita são alegria, gratidão e a vontade de buscar mais. “A faculdade sempre incentiva os alunos a fazerem artigos científicos, só que às vezes a gente não tem a dimensão de onde pode chegar. Esse ano, a gente quer fazer mais alguns, temos outros focos, outros países também”, comemorou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu