Geral

Provador de chocolate: veja como é feito trabalho dos sonhos em cabines de degustação na Bahia; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

16/03/2024 por Redação

Globo Repórter desta sexta-feira (15) visitou o Centro de Inovação do Cacau, em Ilhéus. A equipe conheceu a área mais importante do centro: as cabines de degustação. Conheça a profissão de provador de chocolate
O Globo Repórter desta sexta-feira (15) visitou o Centro de Inovação do Cacau, uma instituição privada dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, onde lotes de amêndoas chegam todos os dias.
O programa conheceu a área mais importante do centro, onde muita gente gostaria de trabalhar: as cabines de degustação. Veja no vídeo acima.
Weslem Martins é um dos profissionais que realiza esse trabalho dos sonhos: ser pago para comer chocolate. Ele destaca que cresceu em meio a pés de cacau.
“No fundo da minha casa, eu já tinha meu pé de cacau favorito. Só de lembrar dele, eu já lembro do sabor daquele pezinho de cacau, daquele fruto que ele me proporcionava”, afirma o provador e gerente da fábrica de chocolate - CIC.
Conheça a profissão de provador de chocolate
Reprodução/TV Globo
Origens, produção e benefícios: conheça o universo do chocolate brasileiro
Especialista de cacau e chocolate
Bióloga é uma das maiores especialistas em cacau e chocolate do país.
A bióloga Adriana Reis cresceu vendo a avó fazer chocolate no tacho e herdou a paixão pelo cacau. Ela é uma das maiores especialistas em cacau e chocolate do país.
A gente acaba usando os cinco sentidos. O primeiro é o tato, depois a visão, onde eu vejo se tem alguma bolha, se está lisa. Depois eu uso o ouvido, onde busco informações sobre esse shape que vai me falar sobre temperagem, e depois, uso o olfato e, por fim, o paladar, conta a bióloga.
No Centro de Inovação do Cacau, é a Adriana quem analisa as amêndoas e orienta os produtores.
“Hoje a minha principal pauta é caracterizar o terroir Brasil. Para a gente ajudar o Brasil a se consolidar no mercado de qualidade e aumentar a reputação do nosso cacau lá fora, destaca.
Especialista em cacau
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu