Geral

Com 35,7ºC, Piracicaba registra temperatura mais alta para março em mais de um século; veja previsão

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/03/2024 por Redação

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial por conta do aumento nas temperaturas até domingo. Calor mais intenso deve chegar nos próximos dias. Calor na região de Piracicaba
Reprodução/EPTV
Com média de 35,7ºC, Piracicaba (SP) bateu recorde de temperatura máxima para o mês de março já registrada desde 1917, ano em que o Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) iniciou a série histórica de observações de temperaturas, chuvas e insolação. Os dados são da Estação Convencional do campus da Universidade de São Paulo (USP). A marca foi observada nesta quinta-feira (14).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Foi o maior valor da série no período de 106 anos. Antes, a média mais alta para março tinha sido registrada em 2005 com 35,1ºC. E depois, em 2007, com temperatura máxima para o mês em 32,5ºC.
As máximas mais altas registradas desde 1917 pelo LEB-Esalq ficavam em torno dos 31,9ºC e 32ºC, de acordo com o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor com perigo potencial entre esta sexta-feira (15) até domingo (17).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial com onda de calor entre esta sexta-feira e domingo.
Reprodução/Inmet
Onda de calor
Uma onda de calor pode deixar as temperaturas em Piracicaba (SP) e região na casa dos 38ºC ao longo da semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo por conta do aumento nas temperaturas. Veja todos os detalhes abaixo. 👇
🌡️O que é: A onda de calor acontece quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender até o próximo fim de semana.
De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias.
O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento. Por isso, além do calorão, não deve chover ao longo da semana.
O Inmet emitiu alerta sobre a alta nas temperaturas e classificou a região no segundo nível, o de perigo. Entenda, a seguir:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
De acordo com o comunicado, o calorão acima da média pode trazer riscos à saúde. A orientação de especialistas nesses casos é se hidratar e evitar praticar exercícios ao ar livre ou exposição ao sol nos horários mais quentes.
Em Piracicaba, o calor começou já na última segunda-feira (11). A tendência é que o calor fique mais intenso no fim da semana, com previsão de 38ºC nesta sexta e sábado. Não há indicação de chuva ao longo da semana.
Vista aérea da região central de Piracicaba
Caroline Giantomaso/g1
Previsão do tempo ☀️
Sexta-feira (15)
Mínima de 23ºC e máxima de 37ºC. Não chove.
Sábado (16)
Mínima de 23ºC e máxima de 33ºC. Poucas nuvens.
Domingo (17)
Mínima de 24ºC e máxima de 36ºC. Poucas nuvens. Pancadas de chuva à noite.
Segunda-feira (18)
Mínima de 23ºC e máxima de 35ºC. Poucas nuvens. Pancadas de chuvas à tarde e à noite.
Terça-feira (19)
Mínima de 22ºC e máxima de 33ºC. Aumento de nuvens. Pancadas de chuvas à noite.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu