Geral

Mais de 50 acidentes de avião foram registrados na Bahia desde 2014, aponta Cenipa; 17 pessoas morreram

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/03/2024 por Redação

Última ocorrência foi a queda de uma aeronave de pequeno porte em São Sebastião do Passé, na quinta-feira (14). O piloto Jairo Souza morreu no acidente. Avião de pequeno porte caiu na zona rural de São Sebastião do Passé, na RMS
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A queda de um avião na zona rural de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, na última quinta-feira (14), foi o 52º acidente aéreo registrado na Bahia nos últimos 10 anos. Desse total, 10 ocorrências foram fatais, com 18 mortes.
O dado consta no Painel Sipaer, ferramenta online do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que permite a visualização de dados sobre as ocorrências aeronáuticas da Aviação Civil Brasileira.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
De acordo com o Comando da Aeronáutica, as informações são atualizadas diariamente. O balanço dos últimos 10 anos, dois meses e 15 dias foi consultado pelo g1 nesta sexta-feira (15).
No acidente da quinta-feira (14), o piloto Jairo Souza morreu. Ele transportava uma aeronave de pequeno porte de Caruaru, em Pernambuco, com destino a Guanambi, no sudoeste baiano.
Queda de avião na Bahia: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre acidente que matou piloto
Até o momento, não se sabe as causas nem circunstâncias do acidente, mas as investigações já começaram. O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) anunciou que seus agentes vão conduzir o processo.
Queda de avião provocou a morte do piloto, Jairo Souza
Divulgação/Corpo de Bombeiros | Arquivo pessoal | Arte g1
Com o filtro por estado, é possível verificar que a Bahia não registrou mais de dois acidentes com mortes por ano. O que mais fez vítimas ocorreu em 2019, quando cinco pessoas morreram.
No dia 14 de novembro daquele ano, uma aeronave caiu durante o pouso na pista de um resort em Barra Grande, distrito do município de Maraú, no baixo sul da Bahia.
Aeronave cai durante pouso em pista de resort e pega fogo
As vítimas foram:
Marcela Brandão Elias, 37 anos
Christiano Chiaradia Alcoba Rocha, mais conhecido como Tuka Rocha, de 36 anos
Maysa Marques Mussi, 32 anos
Fernando Oliveira Silva, 26 anos
Eduardo Elias, 6 anos
Aeronave caiu durante pouso em pista de resort e pegou fogo
Dudu Face/Camamu Noticias
Outro caso recente ocorreu no início deste mês de março. No último dia 3, Jackson Bomfim e Matheus Bransford, pai e filho, além de Lucas Santana, morreram depois que o avião que eles estavam caiu em uma área de vegetação próxima ao aeródromo da Associação Barreirense de Aerodesportiva (ABA), na região oeste.
Morte de pai, filho e piloto: veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre queda de avião na Bahia
Piloto comercial e engenheiro eletricista, Bransford era o responsável por conduzir a aeronave no momento da queda.
Lucas Santana, Matheus Bransford e Jackson Bomfim fizeram essa foto instantes antes de entrar no avião
Reprodução/Redes Sociais
Lucas também se apresentava como piloto, do tipo executivo, e Jackson deixou ao menos registros de aulas de voos nas redes sociais.
Aspectos dos acidentes de avião na Bahia
O painel também mostra que, em 61,5% dos casos, o fator contribuinte para os acidentes foi operacional. Na maioria desses casos (54,4%), a descrição se refere ao desempenho técnico do ser humano. Em menor porcentagem, os problemas são descritos como “elementos relacionados ao ambiente operacional” (5,3%) ou infraestrutura aeroportuária (1,8%).
O segundo fator que mais contribuiu para os acidentes foi o “humano”, responsável por 35,1% das ocorrências. Nesse caso, são considerados tanto aspectos psicológicos (29,8%) quanto médicos (5,3%).
Relembre outros casos na Bahia
👉 Em setembro de 2014, um avião monomotor capotou após apresentar um problema técnico na zona rural do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. O piloto e o copiloto não tiveram ferimentos graves.
👉 Em 2015, um avião caiu no mar durante uma apresentação da Esquadrilha Textor Show, no Farol da Barra. Na ocasião, o piloto André Textor, de 30 anos, morreu.
👉 Em 2016, um helicóptero caiu na cidade de Jaguaripe, a 240 km de Salvador. O piloto morreu quase um mês depois após ficar em coma induzido e respirando com ajuda de aparelhos.
👉 Em junho de 2020, um avião monomotor caiu na zona rural do distrito de Roda Velha, situado no município de São Desidério, no oeste do estado. O piloto, que estava sozinho na aeronave, morreu.
👉 Em julho de 2022, um avião de pequeno porte caiu em Ruy Barbosa, a cerca de 320 km de Salvador. A aeronave chegou a capotar, mas ninguém se feriu.
Panorama nacional
No mesmo período, o Brasil registrou pelo menos 1,6 mil acidentes de avião, com 719 mortes. O ano com maior número de perdas foi 2015, quando 79 pessoas perderam a vida. Já em 2024, até o momento, 22 pessoas morreram em 10 acidentes.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu