Geral

Prefeitura de Salto decreta situação de emergência e anuncia centro de atendimento à dengue

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/03/2024 por Redação

Cidade já registrou mais de 300 casos da doença. Centro funcionará ao lado da porta do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Estadual, localizado na rua Europa, número 1575, no Jardim Celani. Anúncio foi feito nesta sexta-feira (15)
Reprodução/TV TEM
Com mais de 300 casos de dengue, a Prefeitura de Salto (SP) decretou situação de emergência em saúde pública nesta sexta-feira (15). A cidade vai oferecer, a partir de segunda-feira (18), um centro de atendimento à doence que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Com o Decreto, a Prefeitura terá condições de dar respostas imediatas para evitar o agravamento da situação, permitindo, assim, o uso emergencial de recursos públicos e reforçando a atuação de seus agentes de Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses, como como a Chikungunya e a Zika, explicou a prefeitura, por meio das redes sociais.
O centro funcionará ao lado da porta do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Estadual, localizado na rua Europa, número 1575, no Jardim Celani.
Segundo a prefeitura, a unidade atenderá casos suspeitos e confirmados de dengues separadas por dois grupos:
Grupo A: dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, sem risco social e sem comorbidades;
Grupo B: dengue sem sinais de alarme, com condição especial, ou com risco social e com comorbidades.
Com o aumento considerável de casos suspeitos e confirmados de dengue em todo município e a necessidade do manejo adequado com o objetivo de evitar complicações, houve a necessidade de implantação do Centro de Atendimento à Dengue, explicou a administração municipal.
O local terá uma equipe composta por profissionais da enfermagem, medicina e administrativo e desempenhará as mesmas funções que são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com acolhimento, manejo, notificação, coleta de exames e encaminhamento para acompanhamento na rede.
A prefeitura reforçou que o centro não substituirá as UBSs. Os pacientes poderão buscar acompanhamento na unidade de referência.
Cidade vizinha do foco
Salto é cidade vizinha de Itu, que tem o maior número de casos de dengue na região de Sorocaba (SP). Até esta sexta-feira, o município havia confirmado 3.715 casos da doença. Uma morte está em investigação.
A prefeitura de Itu também decretou situação de emergência de saúde contra a dengue. Durante o período, os órgãos públicos de saúde adotarão esquemas especiais para combater a dengue. Também serão contratados funcionários extras na área da saúde, além da ampliação do sistema público, para oferecer maior suporte para os infectados.
O que é a dengue?
Como saber se você está com dengue e se é grave
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu