Geral

Programa Rede Amazônia +Conectada inicia segunda fase com inscrição de comunidades rurais de Juruti

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

15/03/2024 por Redação

As inscrições para as comunidades selecionadas já iniciaram dia 12 de março. Inscrições presenciais na segunda fase do programa Amazônia +Conectada, em Jurui-PA
Divulgação
O programa Rede Amazônia +Conectada, iniciou a segunda fase em Juruti , oeste do Pará, com inscrição de comunidades rurais que serão beneficiadas com doação de computadores, internet paga por um ano e formações gratuitas. Para esta etapa foram implementadas mudanças visando uma maior mobilização e participação de 30 novas comunidades. A iniciativa é apoiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e implementada pelo Grupo +Unidos.
Diferentemente da primeira fase, as inscrições das famílias para a segunda etapa serão realizadas exclusivamente de forma presencial nas comunidades selecionadas. O processo iniciou no dia 12 de março e se estende até dia 07 de abril. Para facilitar o entendimento do programa e esclarecer dúvidas, a equipe do Rede Amazônia +Conectada realizou encontros comunitários durante todo o mês de fevereiro.
Optamos por realizar inscrições presenciais para garantir uma maior interação com os moradores, compreender melhor suas necessidades e assegurar que todos tenham a oportunidade de participar, explicou Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos.
Além disso, os encontros nas comunidades foram oportunidade para ouvir os comunitários e preparar soluções educacionais ainda mais aderentes ao perfil das localidades.
Selecionados recebem kits para conexão com internet de qualidade
Divulgação
Mudanças Importantes na Segunda Fase
Além das inscrições exclusivamente presenciais, outras mudanças significativas foram implementadas para ampliar o alcance e o impacto do programa:
Período de inscrição estendido: O período de inscrição foi estendido para permitir uma maior mobilização das comunidades, garantindo que todos os interessados tenham a oportunidade de participar.
Maior número de comunidades participantes: A segunda fase do Rede Amazônia +Conectada contará com a inclusão de um número maior de comunidades, ampliando assim o alcance do projeto e beneficiando um maior número de pessoas.
Ao todo 30 comunidades da zona rural de Juruti foram selecionadas, são elas: Jauari, Capiranga, Santo Antônio da Ingrácia, Capitão, Boa Vista, Nova Conquista, Terra Preta do Salé, Vila da Tabatinga, Urucurana, Boa Vista dos Guaribas, Ponte da Tapuia, Esperança dos Morais, Areal I, Areal II, Areal III, Salmoura, São Benedito, Paraíso, São Jerônimo, Vila Nova, São Luiz, Araçá Branco de Baixo, Vila Souza, Santa Maria e Vila Santa Inês, São Lourenço, Santa Teresa e Cruzeiro, Santa Terezinha (Lago das Piranhas) e Lago Verde.
Próximas etapas e entregas dos kits
Após a fase de inscrições, a equipe de seleção examinará os perfis inscritos e realizará a etapa de validação dos dados informados. A lista final dos participantes selecionados será divulgada por comunidade e as conexões, assim como entregas dos kits das casas selecionadas acontecerão ao longo do mês de maio.
Os beneficiados pelo programa Amazônia +Conectada têm acesso a formações gratuitas online
Divulgação
Ao conectar comunidades remotas, o programa não apenas reduz a disparidade digital, mas também abre portas para oportunidades educacionais, empreendedorismo e acesso a serviços essenciais. Além disso, ao fornecer acesso à internet, a conectividade na Amazônia não apenas supera barreiras geográficas, mas também constrói pontes para um futuro mais inclusivo e sustentável.
O programa Rede Amazônia +Conectada é apoiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e realizado pelo Grupo +Unidos, com a colaboração da Alcoa, apoio educacional da EBAC, Microsoft e Trench Rossi Watanabe e parceria institucional da Dell Technologies, IJUS (Instituto Juruti Sustentável), J-Pal e Conecta Amazônia Ltda.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu