Geral

Justiça proíbe Prefeitura de Araras de descartar lixo em aterro desativado

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/03/2024 por Redação

Gestão municipal disse que já contratou empresa para fazer o transporte dos resíduos para aterro de Paulínia. Prefeitura de Araras está depositando lixo da cidade em área de trasbordo porque contrato com empresa que transporta para aterro foi encerrado
Reprodução EPTV
A Justiça de Araras (SP) acatou uma ação do Ministério Público e concedeu liminar proibindo a prefeitura de levar lixo para o antigo aterro municipal que está desativado e, atualmente, serve como área de transbordo. A decisão também determina que a prefeitura regularize o serviço de destinação do lixo.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A Secretaria de Serviços Públicos de Araras disse que desconhece a ação. Afirmou ainda que o problema ocorreu porque, com o final do contrato anterior [de empresa que transporta o lixo para um aterro], houve dificuldades para finalizar a licitação para um novo contrato.
Segundo a prefeitura, a nova licitação teve sessão feita nesta segunda-feira (11), para a normalização do transbordo e destino final, com a limpeza do local.
Descarte em área irregular
Cetesb constata irregularidades na destinação do lixo de Araras
Há cerca de um mês, após o vencimento do contrato com a empresa que transportava o lixo para o aterro de Paulínia, o lixo coletado na cidade tem sido jogado na área do antigo aterro desativado, que deveria funcionar apenas com uma área de transbordo, onde os resíduos deveriam ficar depositados por, no máximo, dois dias (relembre o caso no vídeo acima).
Mais notícias:
Comerciante que estuprou meninos em bar 520 vezes durante uma década pega 52 anos de prisão
Mulher faz reversão de cirurgia bariátrica após chegar aos 36 kg e ter anemia severa; caso é raro
Por dia, a cidade recolhe em média cerca de 100 toneladas de lixo. A prefeitura chegoua ser autuada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Caso descumpra a decisão, a prefeitura pode ser multada em R$ 10 mil por dia. A gestão municipal também tem 10 dias para contratar uma empresa para fazer o transporte do lixo sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu