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CPI que investiga qualidade do serviço de água de Limeira cobra plano de ação e lista de reclamações de clientes

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/03/2024 por Redação

Solicitações foram feitas durante reunião da Comissão, nesta terça-feira (12), sobre serviços da concessionária responsável quando secretário municipal de Obras e Serviços Públicos falou à CPI. CPI que investiga qualidade do serviço de água de Limeira cobra plano de ação e lista de reclamações de clientes
Câmara de Limeira/Reprodução
Reclamações sobre a qualidade da água, interrupções no abastecimento e cobranças elevadas em faturas foram repassadas ao secretário de Obras e Serviços Públicos de Limeira (SP), Dagoberto Guidi, nesta terça-feira (12), em oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura sobre os serviços prestados pela concessionária BRK na cidade.
Após a reunião da CPI, foi aprovado requerimento para que a Prefeitura e a empresa da concessão informem todas as reclamações referentes à prestação do serviço da água, separadas por motivo e data. Os vereadores também solicitaram uma confirmação de quando será encaminhado à CPI o Plano de Ações para melhorias nos serviços prestados pela BRK.
Em resposta às reclamações compartilhadas, o titular da Secretaria de Obras informou que a prefeitura faz reuniões mensais de acompanhamento e fiscalização de todos os serviços da concessão.
“Pontualmente, temos recebido reclamações sobre problemas de falta de água, sempre relacionados também à questão da falta de energia elétrica na captação. Esses problemas se resumem à captação de água e aos pontos mais críticos da rede que estão sendo resolvidos”, mencionou o secretário.
Secretário de Obras e Serviços Públicos de Limeira (SP), Dagoberto Guidi, em oitiva da CPI que investiga a Prefeitura sobre a qualidade dos serviços de água prestados pela BRK.
Câmara de Limeira/Reprodução
BRK
Consultada pelo g1, nesta terça-feira (12), a BRK informou em nota que
Desde a instauração da CPI, tem participado ativamente de todas as oitivas às quais tem sido requerida e fornecido todas as informações solicitadas no âmbito da mesma, e segue à disposição da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal para prestar os esclarecimentos que ainda se fizerem necessários, finaliza.
Qualidade da água
Em relação à qualidade da água, Dagoberto disse que o apontamento surpreende, uma vez que mensalmente são realizadas análises que comprovam a segurança da potabilidade para consumo. “As análises são feitas tanto pela BRK como pela Unicamp. A concessão em Limeira é modelo e está entre as cinco melhores cidades do País”, enfatizou.
O chefe da pasta acrescentou que quando há alguma interrupção na distribuição, devido a não circulação da água e logo após a retomada do bombeamento, pode haver algum composto nos canos que se soltam e passam pela rede, podendo chegar às torneiras.
“Isso pode alterar o odor da água, mas nada que afete as condições de potabilidade e qualidade”, esclareceu.
Valor da tarifa
Sobre alta nos valores das contas, apontados por clientes após a troca de hidrômetros, Dagoberto Guidi sinalizou que não há número elevado de reclamações registradas no 156 e no poder fiscalizador da concessionária, que é a agência reguladora Ares-PCJ.
Ainda sobre os registros, o secretário reforçou que a Ouvidoria da agência recebe as reclamações e que, na realidade, “são poucas perante o universo de consumidores atendidos
Plano de ação
Os vereadores também solicitaram uma confirmação de quando será encaminhado à CPI o Plano de Ações para melhorias nos serviços prestados pela BRK.
Dagoberto afirmou que até sexta-feira, 15 de março, o documento deve estar disponível. “Mas já adianto que o Plano não está sendo feito só agora, a partir da CPI ou das reclamações, ele já vem dentro de um Plano Diretor que a concessionária tem em execução; e ao longo de todos os anos da concessão, são feitos os investimentos”, explicou.
Como parte do Plano de Ação, o depoente citou que o problema pontual da chamada Região Alta 3, localizada na parte sul de Limeira, já está sendo planejado há um tempo e executado. “São construídos reservatórios novos e tem o aumento na rede de distribuição para que seja possível evitar eventuais falhas de abastecimento na cidade”, salientou.
O Plano de Ação foi solicitado pela Prefeitura à concessionária BRK para que sejam apresentadas soluções aos problemas de desabastecimento. Nele constam o planejamento de obras, propostas de investimentos que devem ser feitos, quais estão programados ou sendo executados.
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CPI visita três bairros onde a BRK foi notificada a realizar reparos no asfalto
Câmara de Limeira/Reprodução
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visitou bairros da cidade e notificou a empresa a realizar reparos na pavimentação no último dia 5 de março. Um pedido de prorrogação da CPI, iniciada em 2023, foi aprovado na Câmara nesta segunda-feira (4).
As notificações apontam a necessidade de recuperação asfáltica em áreas que passaram por intervenção nas redes de água e esgoto. O afundamento ao redor dos poços de visita ou de valas foi observado pelos vereadores.
O objetivo da vistoria, realizada no Residencial Rubi, da Rua Pedro Elias e da Avenida Souza Queiroz, foi identificar pontos da cidade que são alvo de notificações realizadas pela Prefeitura à empresa em razão da má restauração do asfalto.
A concessionária informou que executa mais de 3,8 mil serviços de recapeamento por ano em Limeira. - Leia mais, abaixo.
Foram 48 ofícios enviados pela Prefeitura de Limeira à concessionária para realização de reparos.
Câmara de Limeira/Reprodução
Ao todo, foram 48 ofícios enviados pela Prefeitura à concessionária para realização de reparos. Veja, abaixo, alguns dos apontamentos feitos durante as diligências da comissão:
CPI: Desnível ao redor de um poço de visita de esgoto no Residencial Rubi, na Rua Luís Guilherme Boim.
BRK: explicou que, apesar do reparo no asfalto feito pela concessionária, o afundamento é provocado por problemas da compactação do solo, ainda quando o residencial foi construído.
CPI: Na Rua Pedro Elias, há uma parte da via também com marcas de intervenção desde que foi realizada uma obra de ampliação da rede de água no bairro Jardim Vista Alegre, em dezembro de 2018.
BRK: A empresa explicou que no trecho em que há algumas trincas ou afundamento o problema é gerado pelo escoamento de água das chuvas e infiltração do solo.
CPI: Na Avenida Souza Queiroz, a comissão observou imperfeições.
BRK: Segundo a concessionária, imperfeições são causadas pelo acúmulo de água das chuvas na via e infiltração no asfalto.
Durante a visita a alguns desses locais, o gerente de Operações da BRK Ambiental, Alexandre Oliveira, informou que a concessionária executa mais de 3,8 mil serviços de recapeamento por ano; desses, cerca de 1% corresponde a recomposição do asfalto por necessidade de manutenção, por exemplo.
CPI da Elektro em reunião nesta terça, na Câmara de Limeira
Divulgação
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