Geral

Monitor da Violência: SC tem queda nos assassinatos em 2023; latrocínios recuam 52%

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/03/2024 por Redação

Registros de homicídios dolosos, latrocínios e mortes em decorrência de lesão corporal foram menores que em 2022, apontam dados da Secretaria de Segurança Pública. Área onde ocorreu assassinato foi isolada
Talita Catie/NSC
Santa Catarina fechou 2023 com redução de 6,2% no número de assassinatos na comparação com 2022. Os dados que incluem homicídios dolosos, latrocínios e mortes em decorrência de lesão corporal em todos os estados do país e no Distrito Federal foram divulgados pelo projeto Monitor da Violência, do g1.
Foram 602 assassinatos contra 642 no ano anterior. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) solicitados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).
Todos os indicadores, os considerados Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVI), apresentaram queda. Santa Catarina ficou com redução acima da média nacional, que fechou 2023 com menos 4%.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em nota, a SSP afirmou que a queda ocorre por conta de novos investimentos em tecnologia e o trabalho das forças de segurança integrados (leia a nota no fim do texto).
Em relação a cada tipificação, a maior queda foi nos latrocínios, com redução de 52% em 2023. As mortes em decorrência de lesão corporal caíram 15% e os homicídios dolosos, que incluem feminicídios (4%). Confira na tabela abaixo:
Mortes violentas em Santa Catarina (2023/2022)
A taxa de crimes violentos em Santa Catarina ficou em 7,9 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional ficou em 19,4 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes.
Se comparada com o estado com a maior taxa, a do Amapá (45,2 homicídios/100 mil habitantes), a diferença é cinco vezes maior do que Santa Catarina.
O Monitor da Violência é uma parceria do g1 com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos e Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).
Câmeras flagram assassinatos cometidos por dupla em Navegantes (SC)
Pontos principais do levantamento:
21 estados tiveram queda em 2023 na comparação com 2022, incluindo todos os estados das regiões Sul e Centro Oeste;
Sergipe (-22,6%), Tocantins (-19,8%) e Rondônia (-14,5%) tiveram as maiores quedas percentuais;
Ceará foi o único estado a apresentar estabilidade (0,0%);
O mês mais violento de 2023 em Santa Catarina foi janeiro, com 78 assassinatos; fevereiro, logo depois, foi o que teve menos mortes: 43.
O que diz o estado de SC
A Segurança Pública do Estado de Santa Catarina apresenta uma das melhores taxas do mundo em relação aos indicadores criminais. Estamos atingindo nível de países da Europa. As forças de Segurança de Santa Catarina atuam com eficiência, qualidade, tecnologia e de forma integrada. Por essas e outras razões, contudo, apresentamos um quadro diferenciado. Por exemplo, em janeiro deste ano, 88% dos municípios de Santa Catarina não tiveram registro de homicídio. O Estado investe em segurança pública, em qualidade de vida do catarinense através da saúde, da segurança, da educação, da infraestrutura, saneamento básico, um conjunto de itens que por si só já diminui significativamente a violência.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SC

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu