Geral

Condephaat recusa projeto imobiliário em área da antiga fábrica de tecidos na região da Rua do Porto de Piracicaba

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/03/2024 por Redação

Decisão foi tomada em reunião do órgão estadual nesta segunda-feira (11) e cabe recurso. Edificações são tombadas em instância municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, que aprovou demolição de parte das construções. Entenda o caso. Antiga fábrica de tecidos Boyes em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O projeto de construção do empreendimento imobiliário particular no local onde funcionou a antiga fábrica de tecidos “Boyes”, no Complexo Beira Rio em Piracicaba (SP), foi indeferido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) nesta segunda-feira (11), conforme informou o órgão do governo estadual ao g1.
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A decisão foi tomada nesta segunda pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e levou em conta aspectos como efeitos negativos do projeto ao entorno da área da fábrica. A medida cabe recurso.
“O parecer do Conselho acompanhou a análise técnica da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) quanto ao prejuízo à paisagem da área envoltória da Casa do Povoador em parâmetros de ambiência, destaque e visibilidade”, aponta em parte da nota enviada ao g1.
O projeto prevê que seis dos 13 prédios da área da antiga fábrica, em frente ao Rio Piracicaba, devem ser demolidos para construção do empreendimento. As edificações, são tombadas desde 2004 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) de Piracicaba (SP), em instância municipal.
O g1 entrou em contato com a empresa responsável pelo empreendimento imobiliário Boulevard Boyes na noite desta segunda-feira. Em nota, o grupo KT Arquitetura e Negócios afirmou que ainda não foi notificado da decisão.
Em trecho do documento enviado ao g1, o Condephaat esclareceu que a medida cabe recurso da decisão do Conselho, caso o interessado desejar.
Entenda o caso
O projeto prevê que seis dos 13 prédios da área da antiga fábrica devem ser demolidos para construção do empreendimento. As edificações, são tombadas desde 2004 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac).
A demolição foi aprovada com maioria dos votos dos membros do Codepac durante reunião extraordinária do Conselho, em junho do ano passado. Foram 12 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.
Antiga Fábrica da Boyes em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O que diz a prefeitura
Consultada em outubro e novembro de 2023 pelo g1, após aprovação da demolição de parte dos prédios do antigo complexo industrial da Boyes, a prefeitura de Piracicaba afirmou que
“O projeto atual manteve parte do programa apresentado e aprovado anteriormente, e também a intenção de preservar os mesmos edifícios e elementos arquitetônicos considerados relevantes para o conjunto, além de incluir elementos solicitados pelo Codepac”, informou em nota.
Audiência pública
Em 22 de novembro de 2023, uma audiência pública na Câmara para debater a proposta de construção do empreendimento imobiliário reuniu representantes da empresa responsável pelo projeto arquitetônico, membros da sociedade civil, ambientalistas, professores, arquitetos, conselheiros, bem como do poder público, entre vereadores, secretários e defensoria.
Prédio da Câmara Municipal de Piracicaba
Davi Negri/ Câmara Municipal de Piracicaba
Durante o debate, a empresa responsável pelo projeto disse que área do Boulevard Boyes terá 60% de acesso público. Entre os argumentos de representantes da sociedade civil contrários às obras, o grupo questionou se toda população teria condições de frequentar o local.
Clique 👉para saber mais detalhes de como foi audiência na Câmara de Piracicaba.
Manifesto
Atos contra a construção e instalação do empreendimento imobiliário particular no local onde funcionou a antiga fábrica de tecidos “Boyes”, em Piracicaba pediam a revogação do projeto. A manifestação aconteceu na região central da cidade.
Na Praça José Bonifácio, o grupo se reuniu para expor a situação, apresentar comentários sobre o projeto arquitetônico e eventuais impactos da construção, que prevê torres de até 29 andares em frente ao Rio Piracicaba.
Grupo percorre ruas do Centro de Piracicaba em direção à Praça José Bonifácio durante manifestação contra demolição de prédios tombados e construção de empreendimento na área da antiga fábrica Boyes
Adriano Sgrignero/@adriano_sgrignero
Em fevereiro deste ano, representantes do movimento denunciaram que o local vem sendo degradado continuamente. Procurada, a prefeitura informou que o prédio é particular e que cabem aos proprietários tomarem as devidas providências para manutenção e conservação do prédio.
Nesta segunda-feira (11), o grupo protocolou pedido de tombamento de toda área do Complexo Beira Rio, na região da Rua do Porto de Piracicaba, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Interesse público
O professor Lino Castellani Filho questionou se as pessoas em geral, especialmente classes mais baixas, terão poder aquisitivo para frequentar o empreendimento, caso o projeto seja executado.
“Isso de fato é de interesse público, mas qual público? Qual público que está sendo visado? Não é o público majoritário de Piracicaba. Nós não queremos que em Piracicaba o conceito de cidade empresarial prevaleça sobre aquele centrado no conceito de desenvolvimento sustentável”, diz.
Reprodução projeto arquitetônico apresentado durante audiência pública na Câmara de Piracicaba
Reprodução/ KT Arquitetura de Negócios
Terreno terá 60% de acesso público, diz arquiteto
Durante a audiência, o arquiteto Julio Takano, CEO da empresa de arquitetura, apresentou o projeto e disse que 60% do terreno será de acesso público.
“O acesso da comunidade a este espaço é um diferencial que nós queremos trazer. Piracicaba não merece perder esse patrimônio por um desleixo onde a gente pode querer preservar ou abandonar esse patrimônio, mas sim revitalizá-lo. E nós estamos aqui como especialistas para ajudar nessa revitalização”, diz.
LEIA MAIS
Especialistas criticam demolição de prédios tombados em Piracicaba: perda de identidade, cicatriz na paisagem e risco ambiental
O requerimento assinado pelas parlamentares indica, ainda, que “o projeto colocaria em risco a manutenção da essência e da alma da cidade de Piracicaba” e que “foi aprovado sem uma consideração cuidadosa dos potenciais impactos negativos na comunidade e no meio ambiente, além da falta de um debate público amplo e detalhado”, destaca em trechos do documento.
Torres de até 29 andares
O texto defende que “a construção de quatro torres de 29 pavimentos e 90,5 metros de altura alterariam significativamente o skyline da cidade e impactariam a apreciação dos elementos históricos e naturais da região, caracterizando uma verticalização Excessiva e área não apropriada” e que “a inclusão de 440 unidades residenciais e 1500 vagas para automóveis poderia sobrecarregar a infraestrutura viária da cidade, dificultando o acesso e prejudicando o trânsito local”, conforme justificativas expostas no requerimento.
Empresa de arquitetura
A empresa de arquitetura responsável pelo projeto Boulevard Boyes apresentou a proposta no dia 3 de dezembro, no Espaço Beira Rio, e apontou como “aspectos positivos” os seguintes pontos:
revitalização e a valorização da fisionomia dos prédios históricos
preservação, construções de novos espaços,
cubos comerciais para pequenos empreendedores (artistas e artesões)criação de torres
residenciais totalmente sustentáveis, com arquitetura integrada com os prédios preservados e ao próprio Engenho Central
Projeto Boulevard Boyes
Reprodução/KTV
A empresa aponta que o projeto foi aprovado pelo Codepac com a maioria de votos dos conselheiros. “Por quase dois anos, o órgão avaliou os detalhes, solicitando ajustes, os quais foram incorporados na sua totalidade pela equipe técnica do Boulevard Boyes”, afirma.
“As torres atendem aos pré-requisitos da Prefeitura de Piracicaba no tocante à altura e sombreamento. Pela legislação, as torres poderiam ter até 29 andares e apenas uma torre tem 27 andares, portanto dois andares abaixo do limite legal, detalha a empresa de arquitetura responsável pelo projeto.
Altura das torres
Ao g1, a empresa salienta que torre mais alta do residencial Boyes é apenas a 25ª torre mais alta de Piracicaba ficando 58,5 metros abaixo do edifício de cota mais alta. Esta diferença equivale, por exemplo, a ter outro prédio de aproximadamente 19 andares entre a torre Boyes e a de cota mais alta na cidade”, diz a empresa de arquitetura.
“O projeto foi desenvolvido no sentido de preservar este singular remanescente industrial, integrante do patrimônio e da paisagem cultural dos piracicabanos”, diz o arquiteto Julio Takano, CEO da empresa.
Geração de empregos
Júlio Takano e Edgard Viana, responsáveis pelo projeto arquitetônico afirmaram que o empreendimento não depreciará elementos históricos e naturais da região e que não haverá verticalização excessiva e não apropriada.
O arquiteto Júlio Takano pontuou que o empreendimento promoverá a geração de 1.500 a 2.000 empregos diretos e indiretos permanentes, beneficiando de 6.000 a 8.000 pessoas, disse.
Takano apontou ainda redução em mais de 66% do fluxo de trânsito comparado com o projeto aprovado; alinhamento sociocultural, turístico e gastronômico com os principais eixos e equipamentos de Piracicaba.
O projeto, segundo ele, prevê criação de mais de 1.500 vagas de veículos, sendo mais de 330 vagas de acesso ao público, ajudando no fluxo local de trânsito e integração completa com o Engenho Central (arquitetonicamente) como eixo de conexão da Praça da Boyes e a Ponte Pênsil.
“Quando pronto, o empreendimento oferecerá à população para o livre acesso democrático de todas as classes sociais mais de 60% do terreno atual com vista para o principal ponto turístico de Piracicaba, seus elementos culturais e arquitetura preservada – criando um novo centro de cultura, museu, memória, história, lazer e proximidade com a comunidade local”, disse.
Novo shopping de Piracicaba nunca inaugurado teria usina para geração de energia própria
Claudia Assencio/G1
Demolição
Seis dos 13 prédios da área da antiga fábrica da Cia. Industrial “Boyes”, em Piracicaba deverão ser demolidos para construção de empreendimento imobiliário particular. As edificações, localizadas na Rua Antônio Corrêa Barbosa perto da Ponte Pênsil, são tombadas desde 2004 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) da cidade.
A demolição, apesar de questionada por membros do Codepac, foi aprovada com maioria dos votos durante reunião extraordinária do Conselho, em junho deste ano. Foram 12 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.
Questionada sobre o projeto, a Prefeitura de Piracicaba informou, em nota enviada ao g1 no dia 13 de outubro, que a demolição foi autorizada porque, entre outros fatores:
“Esses prédios já sofreram descaracterizações internas e externas, que impossibilitaram a valorização de qualquer legado arquitetônico”, comunicou em trecho do documento.
Maquinário da usina que gerará energia renovável para abastar shopping de Piracicaba
Claudia Assencio/G1
No mesmo espaço, um projeto que não se concretizou, previa construção de shopping onde haveria uma usina para geração própria de energia renovável e sem impacto ambiental. A previsão de inauguração era para 2017.
Contrapartidas
Em ata da reunião que aprovou a demolição, assinada pelo presidente, Esio Antônio Pezzato, e 1º secretário do Codepac, Álvaro Luis Saviani, há menções aos questionamentos e pedidos de ressalvas feitos por outros membros do Conselho sobre os pontos, abaixo.
O empreendimento foi lançado em 2015, de acordo com o divulgado pelos responsáveis pelo empreendimento na época.
Antiga fábrica de tecido Boyes em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH), criada por Luiz de Queiroz em 1892, onde também funcionava a fábrica de tecidos Boyes, teria sido recuperada e restaurada, segundo informações publicadas na época. As obras que permitiam a reativação das máquinas foram entregues em outubro daquele ano.
Entre os aspectos mencionados pelos conselheiros, destacam-se:
Preocupação com a descaracterização do conjunto tombado diante da previsão de construção de quatro torres, de mais de 90 pelo projeto da empresa responsável pelo empreendimento imobiliário, a SPE Piracicaba.
Sugestão de contrapartidas a serem oferecidas pelo empreendimento como restauro e requalificação da Praça Boyes, integra conjunto patrimonial tombado, por seu aspecto histórico, cultural e fabril; detalhamento de espaços que serão de acesso e interesse público; construção de memorial da antiga tecelagem.
Além disso, pedem ainda estudos de impacto ambiental e de uso do solo, análise e relatório de impacto de vizinhança, bem como o licenciamento e execução de medidas mitigadoras e compensatórias.
Projeto ainda não foi aprovado
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba (SP) afirma que o projeto não foi aprovado e nem passou por apreciação de nenhuma secretaria do Executivo.
O Codepac esclarece que o que foi apreciado pelo conselho, após estudo extenso por comissão formada por técnicos durante um ano e meio, foi o restauro dos edifícios remanescentes no local. Nesse estudo aprovado, todas as edificações de importância histórica do conjunto fabril serão devidamente preservadas e restauradas.
Quanto à realização do empreendimento, a aprovação de novas construções, análise ambiental e demais, necessárias para aprovação e execução, devem passar pelos órgãos técnicos com essa competência, como quaisquer outros empreendimentos do município.
Dessa forma, o atual projeto do empreendimento ainda não está aprovado para construção, conforme divulgado de forma errônea em redes sociais, finaliza.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu