Geral

30ª edição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti tem lançamento em Belém nesta terça, 12

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/03/2024 por Redação

O evento é uma celebração da cultura e dos costumes indígenas e também representa a luta dos povos da floresta por valorização e respeito. Festribal é manifestação da cultura indígena de Juruti, no Pará; apresentação da tribo Munduruku
Divulgação/PMJ
Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Juruti, lançam nesta terça (12) a 30ª edição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, às 19h30, no Theatro da Paz. A ação tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O Festribal é uma das maiores manifestações culturais da Amazônia e desde 2008 passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112. O festival também é reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010/2011.
Todos os anos, as tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) apresentam um duelo artístico com alegorias cênicas, dança e cantos indígenas. Neste ano, o festival ocorre nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Centro Cultural de Juruti, mais conhecido como Tribódromo.
O evento é uma celebração da cultura e dos costumes indígenas e também representa a luta dos povos da floresta por valorização e respeito. Por isso, ao longo dessas três décadas, o Festribal movimenta o turismo na região, recebendo turistas de todo Brasil. O festival possui um público de cerca de 5 mil pessoas.
Tripo Muirapinima no Festribal em Juruti, no Pará
Prefeitura de Juruti/Divulgação
O crescimento do Festribal o coloca como grande evento da região Norte, e caminha para se consolidar como um evento nacional: a maior celebração de cultura indígena do país por meio da dança e da tradição que ele carrega.
A cerimônia de lançamento contará com a participação das autoridades que realizam e apoiam o festival. Também foram convidadas empresas patrocinadoras de eventos na região Norte, autoridades jornalistas e influenciadores de veículos de tv, rádio, jornais e revistas, além de blogs e perfis dos mais diversos das redes sociais. O evento culminará com apresentações das duas tribos.
Exposição
Este ano, em homenagem ao festival, o fotógrafo paraense Alexandre Baena montou uma exposição itinerante denominada: Juruti - Festival das Tribos. A exposição já passou por Brasília-DF, e até o dia 21 deste mês estará em Porto Alegre-RS.
As fotografias selecionadas para a exposição, são uma imersão no festival das tribos. As lentes do fotógrafo capturaram a expressividade da cultura indígena nativa da cidade de Juruti.
Alexandre Baena fotografando o Festribal, em Juruti-PA
Divulgação
Serviço:
Lançamento da 30ª edição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti ocorre nesta terça-feira, no TP
Local: Theatro da Paz
Data: 12/03/2024
Horário: 19h30
Endereço: Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina, Belém.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu