Esporte

Coritiba chega a "um time" de jogadores formados na base já utilizados no elenco profissional

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/03/2024 por Redação

Jean Gabriel, de 21 anos, foi o 11º atleta a ser colocado em campo pelo técnico Guto Ferreira A construção do elenco do Coritiba para a sequência da temporada passa pela utilização de jogadores oriundos das categorias de base. Isso, aliás está claro no planejamento do técnico Guto Ferreira, que já colocou em campo um time completo de jovens, ou seja, 11 atletas, no decorrer dos 14 jogos de 2024.
Coritiba carimba classificação contra o Cianorte
+ Leia mais notícias sobre o Coritiba
O meia Jean Gabriel, de 21 anos, foi o 11º atleta estrear pelo elenco profissional do Coxa. Fruto das categorias de base, ele iniciou a temporada no time sub-20, que chegou às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No último sábado, ele entrou em campo no segundo tempo diante do Cianorte - vitória por 2 a 0 pelo mata-mata do Paranaense.
Curiosamente, Pedro Morisco é quem tem mais jogos na temporada, até mesmo em relação ao próprio elenco profissional. A explicação é que o goleiro iniciou 2024 no time sub-20 na disputa da Copa São Paulo, onde disputou sete partidas. Em seguida, no time principal, o arqueiro atuou outras nove vezes, totalizando 16 duelos no ano com a camisa do Coxa.
+ Coritiba fez 46% dos gols em jogadas de bola parada
+ Lucas Ronier faz primeiro gol como profissional no Coritiba
Outros nomes já estão há mais tempo no elenco profissional, casos do lateral Natanael e do zagueiro Thalisson Gabriel, o que demonstra o desenvolvimento do trabalho a longo prazo, focado na formação de jogadores para o fortalecimento do clube. Natanael, por exemplo, é dono da lateral direita e o principal garçom do Coritiba em 2024, com cinco assistências.
Lucas Ronier e Jean Gabriel, do Coritiba
Gabriel Thá/ Coritiba
Além deles, destaque também para os jovens Thiago Azaf e Matheus Dias. Azaf tem 17 anos e é atacante. Ele fez três jogos, todos pelo Paranaense. Já Dias, de 16 anos, se tornou o quarto atleta mais jovem a jogar pelo time profissional do Coxa, superando até mesmo nomes como o ídolo Alex e o atacante Keirrison.
Com espaço para os jovens, o Coritiba chegou à semifinal do Paranaense após eliminar o Cianorte. No jogo de ida, o Coxa goleou por 4 a 0, no Albino Turbay, enquanto na volta venceu por 2 a 0, no Couto Pereira, totalizando 6 a 0 no placar agregado. Agora, o adversário será o Maringá, que eliminou o Cascavel. As datas e horários das partidas serão definidos pela Federação nos próximos dias.
Jean Gabriel, meia do Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
Jogos pelo profissional em 2024:
Pedro Morisco - 10 jogos (9 no Paranaense e 1 na Copa do Brasil);
Natanael - 10 jogos (9 no Paranaense e 1 na Copa do Brasil);
Geovane Meurer - 10 jogos (9 Paranaense e 1 na Copa do Brasil);
Lucas Ronier - 7 jogos (6 no Paranaense e 1 na Copa do Brasil);
Diogo Batista - 7 jogos (todos no Paranaense);
Éberth - 6 jogos (todos no Paranaense);
Thalisson Gabriel - 5 jogos (todos no Paranaense);
Jean Pedroso - 4 jogos (todos no Paranaense);
Thiago Azaf - 3 jogos (todos no Paranaense);
Matheus Dias - 2 jogos (todos no Paranaense);
Jean Gabriel - 1 jogo (pelo Paranaense).
+ Siga o canal do Coxa no WhatsApp ✅
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu