Geral

Argentina declara guerra contra o 'narcoterrorismo' para travar violência

O Governo argentino declarou hoje guerra contra o 'narcoterrorismo', após a escalada de violência as...

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

12/03/2024 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao Minuto"Isto não é um jogo, é uma guerra", sublinhou o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, durante a conferência de imprensa habitual na Casa Rosada (sede do Executivo).

"Nesta guerra enfrentamos selvagens assassinos", acrescentou Adorni, repetindo as palavras utilizadas pelo chefe de Estado Javier Milei este fim de semana.
Através das suas redes sociais, Milei já tinha apontado para uma situação de 'guerra': "Ou são eles ou somos nós. E, claro, neste caso seremos nós".
Desde 08 de março, Rosário está sob um Comité de Crise, instituído pela ministra da Segurança, Patrícia Bullrich, e integrado pelas forças federais e com o apoio das Forças Armadas, para tentar deter a escalada de violência associada ao tráfico de drogas em Rosário.
Bullrich anunciou que qualquer ato de violência perpetrado em vias públicas ou dentro de locais públicos que seja considerado uma tentativa de aterrorizar a população ou condicionar as autoridades será denunciado como um ato de terrorismo, pelo que os criminosos poderão sofrer, devido ao efeito da lei antiterrorista, o dobro da pena prevista para esse ato.
Já hoje, Bullrich adiantou que pedirá à Justiça "que utilize a lei antiterrorista", ao mesmo tempo que enviará ao Congresso (Parlamento) a chamada "lei antimáfia ou anti-gangues" e realizará "um forte trabalho sobre o branqueamento de capitais, o mais oculto dos crimes" na luta contra o narcotráfico e a violência associada ao crime organizado em Rosário.
Na última semana, Rosário sofreu um agravamento da violência associada ao tráfico de drogas, com a morte de dois taxistas, um motorista de autocarro, que tinha ficado inicialmente gravemente ferido e acabou por morrer este domingo, e um trabalhador de um posto de combustível, nenhum destes ligado ao crime originado.
As quadrilhas do narcotráfico agiram em resposta às medidas de controlo nas prisões "estilo Bukele" implementadas pelas autoridades da província de Santa Fé, uma vez que estas prisões abrigam assassinos e subcomandantes nas linhas de liderança do tráfico, que gerem o negócio de venda de drogas em Rosário da prisão.
Leia Também: Argentina convoca embaixadora do Reino Unido devido a visita de Cameron

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu