Geral

Incêndio por sobrecarga elétrica: levantamento alerta sobre aumento de acidentes no Brasil; número de mortes também cresceu

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/03/2024 por Redação

Houve um aumento de 61% nos incêndios por sobrecarga elétrica entre 2018 e o ano passado, de acordo com a Abracopel. Neste período, o número de mortes subiu de 61 para 67. Incêndio por sobrecarga elétrica: levantamento alerta sobre aumento de acidentes no Brasil; número de mortes também cresceu
Um levantamento inédito da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostra que o número de incêndios causados por sobrecarga elétrica cresceu 61% entre 2018 e o ano passado. Metade dos acidentes ocorreram dentro de casa. E a grande maioria, (62,7%) começou nas instalações elétricas internas.
O número de mortes também cresceu: em 2018 foram 61 mortes por sobrecarga de energia. E no ano passado foram 67 - o segundo índice da série histórica que começou a registrar os acidentes em 2013.
Normas e fiscalização
No Brasil, a fabricação de cabos e fios precisa seguir normas definidas na legislação. E a fiscalização fica por conta do Inmetro - o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Neste domingo (3), o Fantástico acompanhou técnicos do instituto durante a avaliação da qualidade dos fios e cabos produzidos e vendidos no Brasil. Veja os detalhes abaixo.
Inmetro identifica irregularidades em 14 marcas de fios e cabos
O Inmetro coletou amostras de fios, cabos e cordões elétricos em cinco estados. Todos os fios estavam em lojas que vendem material de construção. O material foi lacrado e enviado para o laboratório de elétrica do Inmetro, no Rio de Janeiro. Foram feitos dois testes.
No total, 32 marcas foram analisadas: 14 amostras tiveram alguma irregularidade nos testes e estão fora dos critérios de segurança, previstos na legislação brasileira.
Marcas reprovadas nos testes técnicos (março de 2024)
Reprodução/Fantástico
Marcas reprovadas por falta de informações (março de 2024)
Reprodução/Fantástico
Os fabricantes foram notificados e as empresas tiveram prazo de cinco dias para responder. A marca Conduprime disse ao Inmetro que vai recolher os produtos irregulares das lojas e fará treinamento para se adequar a norma técnica. Os fabricantes das outras marcas não responderam ao Inmetro.
O Inmetro aumentou a fiscalização em todas as regiões e as empresas multadas serão autuadas e a multa poderá chegar a R$ 5 milhões, informou o instituto.
Veja a reportagem na íntegra abaixo:
Inmetro testa qualidade de fios e cabos no quadro Atenção, consumidor!
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast Prazer, Renata está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o Prazer, Renata na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast Bichos Na Escuta está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu