Geral

Enterro de pets: entenda, ponto a ponto, lei que libera sepultamentos em cemitérios de Campinas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

11/03/2024 por Redação

Permissão para que moradores enterrem animais de estimação estava em discussão desde outubro de 2022, quando Setec realizou consulta pública sobre projeto. Prefeitura de Campinas (SP) entregou nesta sexta (17) o novo muro do Cemitério da Saudade
Adriano Rosa/PMC
A Prefeitura de Campinas (SP) sancionou, nesta segunda-feira (11), a lei que autoriza o sepultamento de animais de estimação em cemitérios públicos. A normal passa a valer em dois meses, e os tutores dos pets devem se atentar a uma série de critérios - entenda abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A lei define como animal doméstico os pets domesticados por questões de companheirismo e estimação, que reúna características pertinentes à convivência sadia com os seres humanos, vivendo com seus tutores.
O sepultamento destina-se, prioritariamente, a animais de estimação da família do concessionário de sepultura, gaveta, lóculo, carneiro ou local específico em cemitério público municipal, determina a lei publicada nesta segunda-feira.
🐶🐱 Regras aprovadas:
Limite de peso: serão autorizados sepultamentos de animais com até 120 kg;
Documentação: será necessária uma Guia de Autorização para a Liberação e Sepultamento de Animais Domésticos, obtida a partir da apresentação de uma declaração de óbito do animal emitida por um veterinário;
Urna: os animais devem ser sepultados em embalagens de material neutro, resistentes a danos mecânicos;
Exumação: os restos dos animais só poderão ser retirados dos locais de sepultamento após no mínimo dois anos.
🐹O que a guia de autorização precisa ter? O documento será emitido e registrado em sistema eletrônico de informações, contendo informações que constem da declaração de óbito feita por veterinário devidamente registrado no conselho profissional. As informações necessárias são:
nome do cemitério municipal de destino do animal;
data do óbito, raça e nome do animal;
dados pessoais, endereço e informações de contato do tutor e/ou responsável que está requerendo o sepultamento;
declaração de óbito feita por veterinário declarando a causa da morte, atestando a não ocorrência da morte do animal por doença transmissível ao ser humano e atestando que é seguro proceder ao sepultamento do animal;
autorização do responsável pela sepultura, gaveta, lóculo, carneiro ou local específico para que o sepultamento seja efetuado;
as despesas do sepultamento e a emissão da guia serão de responsabilidade do tutor e/ou responsável pelo animal;
Saudade
Sousas
Cemitério Nossa Senhora da Conceição (Amarais)
⛪Quais cemitérios vão aderir? A lei exige que todos os cemitérios públicos passem a realizar os sepultamentos em até 60 dias. Aos locais particulares, a decisão é facultativa e cabe à administração de cada unidade.
Campinas possui três cemitérios públicos:
Discussão na Câmara
A Câmara de Campinas aprovou em definitivo, em sessão na noite de 14 de fevereiro, o projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais domésticos em cemitérios municipais.
A permissão para que moradores enterrem seus cães, gatos, aves e até pequenos roedores e répteis de estimação está em discussão na metrópole desde outubro de 2022, quando a empresa de Serviços Técnicos Gerais (Setec) realizou uma consulta pública sobre o projeto.
Vereadores de Campinas (SP) durante reunião ordinária nesta quarta (14)
Câmara Municipal de Campinas
Clique aqui e veja a íntegra do texto
A consulta pública teve 87% de apoio popular. Foram 780 colaborações registradas on-line e presencialmente nos cemitérios da metrópole.
À época, a Setec informou que o início da operação de sepultamento de pets estava previsto para junho do ano passado.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu