Esporte

Joseph Parker vira a luta para derrotar Zhilei Zhang

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/03/2024 por Redação

Neozelandês foi derrubado duas vezes antes de vencer o confronto Saudações pugilísticas.
.
O neozelandês Joseph Parker (35-3, 23 KOs), após sofrer duas quedas, derrotou o chinês Zhilei Zhang (26-2-1, 21 KOs) por pontos no combate que antecedeu Joshua-Ngannou em Riad, capital da Arabia Saudita, na última sexta-feira.
.
Prefiro começar escrevendo sobre Zhilei Zhang, com fatores anteriores à luta que podem ter ajudado na sua derrota, após levar vantagem no início do confronto, inclusive impondo uma queda em Parker no 4º assalto. O boxeador chinês, que completará 41 anos em maio, nunca se apresentou para uma luta tão pesado, com 132,23 kg. Para que se tenha uma ideia mais concreta, há três anos, quando começou a ser notado, inclusive por este analista, Zhang pesava 116,24 kg. De lá para cá, a cada combate o chinês se apresentou mais pesado.
Nesta escalada, em abril de 2023, ocasião em que conquistou o interino WBO ao derrotar Joe Joyce, Zhang apontou 126,10 na balança, o que me parece deveria ser um limite máximo, com segurança, para ele, considerando os seus dois metros de altura. Cinco meses depois, na concessão da revanche a Joyce, ele se apresentou com 130,30 kg.
.
Durante o combate contra Joseph Parker, foi possível perceber que conforme a luta se aproximava do final, o cansaço aumentava em Zhang, diminuindo a sua produção de golpes. O boxeador terminou a disputa esgotado. A idade e o peso que indica não estar na sua melhor forma, precisam ser considerados quando se menciona cansaço ao analisar a derrota.
.
Sobre a luta em si, surpreendentemente, no 5º período Parker estava renovado e bem disposto, não parecendo sentir a queda sofrida no round anterior. A partir daquele momento, o neozelandês venceu a maioria dos rounds. Mesmo depois de derrubado novamente no 8º assalto, Parker retornava revigorado e conseguia ser mais rápido e preciso do que Zhang.
.
Zhang tem mais potência nos golpes do que Park, mas a medida que os rounds aconteciam, o chinês diminuía a intensidade, o número de golpes disparados e a força dos mesmos. Enquanto isso, o neozelandês crescia no combate e sua habilidade claramente superava o jogo de Zhang.
.
Eu não tenho dúvida que a luta foi decidida nos últimos rounds e favoráveis a Park. Pelo que enxerguei, os últimos minutos devem ter sido angustiantes para o boxeador chinês que pareceu evitar o confronto direto naquele final de luta. A luta como um todo teve uma decisão apertada a favor de Park devido, principalmente, as duas quedas sofridas pelo neozelandês.
Um dos juízes viu o empate com 113 pontos para cada um. Os outros dois juízes pontuaram para Joseph Parker com 115-111 e 114-112, esta última igual a minha marcação.
.
Com a vitória, Joseph Parker tomou o título interino WBO dos pesados de Zhilei Park, honraria que no passado significou muito, mas atualmente, pela postura das entidades, não concede direitos e nem garantias ao seu possuidor.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu