Geral

Quaresmeira: conheça árvore que floresce antes da Páscoa e deixa ruas mais coloridas no Paraná

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/03/2024 por Redação

Nativa da Mata Atlântica, quaresmeira é árvore ideal para paisagismo urbano e recuperação de áreas degradadas. Florada da quaresmeira: árvore nativa da Mata Atlântica é popular no Paraná
Entre fevereiro e abril, período que antecede a Páscoa, uma árvore de pequeno porte deixa as ruas mais coloridas no Paraná: a quaresmeira.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Sendo uma planta nativa da Mata Atlântica e com raízes que não causam danos as calçadas, as quaresmeiras são boas opções para o paisagismo urbano.
Conheça a árvore quaresmeira
Caminhos do Campo/RPC
Além disso, como explica Nicholas Caminski, biólogo e coordenador de projetos da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), a quaresmeira também é ideal para recuperar áreas degradadas.
Chamada de árvore pioneira, ela atrai aves e insetos polinizadores, além de fornecer matéria orgânica, sombra e espaço que criam condições para que outras árvores possam crescer.
“Quando há uma intervenção, ela é uma das primeiras espécies que aparecem no local e vem recuperando, ela tem um crescimento rápido, e essa capacidade de produzir um grande número de sementes e fazer uma grande floração, atraindo grande número de insetos e polinizadores, também ajuda na restauração dessas áreas”, Caminski diz.
Presente em várias cidades do Paraná, ela chama atenção pelas flores roxas ou rosadas. Porém, só uma delas é a “verdadeira quaresmeira”, explica o biólogo.
Isso porque, por conta do potencial paisagístico, a partir da flor roxa, foram criadas variedades adaptadas para compor cenários dentro da arborização urbana.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Imagens inéditas mostram quantidade de dólares encontrados em parede de casa; valor convertido chega a R$ 15 milhões
Guaraniaçu: Padre morre e outro fica gravemente ferido após acidente em frente à igreja onde celebrariam missa no PR
Presente: Sogro ganha caixão do genro e coloca como decoração na sala: Passo até óleo de peroba
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu