Geral

China com medidas para aumentar emprego face a "contradições estruturais"

A ministra dos Recursos Humanos e da Segurança Social da China, Wang Xiaoping, anunciou uma série de...

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

10/03/2024 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao MinutoWang falou numa conferência de imprensa, no sábado, à margem da Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo do país, cuja reunião anual está a decorrer em Pequim.

O Governo chinês vai lançar medidas de estímulo para "estabilizar o mercado de trabalho" e "melhorar o bem-estar da população", tendo a responsável destacado a continuação das políticas preferenciais de segurança social e de apoio financeiro e o alargamento dos canais de emprego através de apoios às micro, pequenas e médias empresas, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
A ministra admitiu que "alguns trabalhadores ainda enfrentam problemas de emprego" e "são necessários mais esforços" para estabilizar a situação, lembrando que "a pressão sobre o emprego ainda não parcial" no país asiático.
Na abertura da sessão anual da ANP, terça-feira, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, anunciou o objetivo do Governo de criar 12 milhões de novos postos de trabalho nas zonas urbanas.
Em junho passado, o último mês em que foram publicados os números do desemprego para o grupo etário dos 16 aos 24 anos, a taxa de desemprego no gigante asiático tinha 21,3%, um registo desde que os registos oficiais divulgados em 2018.
No entanto, Wang disse que o mercado de trabalho “teve um bom começo este ano”, especialmente em sectores como a inteligência artificial, acrescentando que foram realizadas 32 mil feiras de emprego até agora.
A China deverá registar 11,79 milhões de novos licenciados este ano, acrescentado.
No início da sessão parlamentar, o primeiro-ministro fixou a meta oficial de 5,5% para a taxa de desemprego urbano este ano, e afirmou que, depois de três anos da política restritiva “zero covid”, “muitas dificuldades (.. .) continuar por resolver" a nível económico.
Leia Também: Projeto de lei em Hong Kong prevê penas pesadas para dissidência

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu