Geral

Nikki Haley desiste da pré-candidatura, e Trump vira candidato único dos republicanos à presidência dos EUA

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

06/03/2024 por Redação

Ex-embaixadora dos EUA na ONU, Haley era a única rival de Donald Trump na corrida pela candidatura pelo Partido Republicano. Saída acontece após vitória esmagadora de Trump na Superterça, votação simultânea em 15 estados. Ex-presidente venceu em 14 deles. Nikki Haley posa para selfie em evento de campanha em Vermont neste domingo (3)
Michael Dwyer/Associated Press
Nikki Haley, a ex-embaixadora dos EUA na ONU e pré-candidata à presidência dos EUA pelo Partido Republicano, anunciou nesta quarta-feira (6) que vai deixar a corrida eleitoral.
Com a desistência, Trump se torna o único pré-candidato republicano e ainda mais próximo de ser confirmado para concorrer à presidência pela sigla. Haley era a única rival de Trump na disputa interna do partido.
AO VIVO: Acompanhe a cobertura da Superterça em tempo real
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A agora ex-pré-candidata anunciou a desistência em pronunciamento nesta manhã, após a imprensa norte-americana noticiar que ela deixaria a corrida mais cedo.
A decisão da desistência, segundo a imprensa norte-americana, foi impulsionada pelos resultados da Superterça, a votação simultânea de 15 estados realizada na terça-feira (5) que concretizou uma vitória avassaladora de Donald Trump do lado republicano.
Trump venceu na maioria dos estados. A Superterça elege cerca de um terço dos delegados -- que representam os candidatos -- do Partido Republicano em disputa. Dos 15 estados que realizaram prévias, Trump saiu vencedor em 14, incluindo Califórnia e Texas, os dois maiores colégios eleitorais do país. Haley venceu apenas em Vermont.
Nesta madrugada, sua campanha já sofria pressão pela desistência, mas declarou que Nikki Haley estava honrada pelo apoio dos eleitores.
Ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Haley é atualmente a única rival de Trump na disputa pelo Partido Republicano. Ela vem insistindo que não deixará a campanha, apesar de seu rival já ter conquistado uma maioria esmagadora de delegados.
Haley argumentava que era preciso permanecer na campanha para mostrar que há oposição, dentro do Partido Republicano, à candidatura de Donald Trump.
A ex-embaixadora na ONU também poderia se beneficiar de uma eventual decisão da Suprema Corte sobre a imunidade de Donald Trump desfavorável ao ex-presidente. Caso isso acontecesse, ela se tornaria a candidata automática do Partido Republicano, já que ninguém mais seguia na disputa.
No entanto, na segunda-feira (4), os juízes da Suprema Corte decidiram, de forma unânime, que Trump está autorizado a concorrer à presidência dos EUA. Os magistrados julgavam um recurso da defesa de Trump a uma decisão prévia da Justiça do Colorado, que havia proibido o ex-presidente de concorrer no estado, com o argumento de que ele apoio uma insurreição -- a invasão ao Capitólio em janeiro de 2021.
Quem é Nikki Haley, republicana que desafia candidatura de Trump à presidência dos EUA
LEIA MAIS:
SANDRA COHEN: Vitória de lavada na Superterça prova que Trump tem as rédeas do Partido Republicano
PIOR PRESIDENTE X PRESIDENTE EM RISCO: Biden e Trump trocam ataques após resultados da Superterça
ENTENDA: O que é a Superterça, principal esquenta das eleições americanas
Trajetória Haley na campanha
Ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul, Haley, de 51 anos, começou a corrida com poucas chances, mas aos poucos conquistou a simpatia de parte dos republicanos, o que lhe permitiu subir nas pesquisas e arrecadar fundos.
Com posições mais moderadas, especialmente em temas sociais como aborto, ela acena ao eleitorado republicano que não tolera o radicalismo de Trump e aos independentes.
Com a saída do ex-governador da Flórida Ron DeSantis em janeiro, ela se tornou a única rival de Trump.
Filha de imigrantes
Haley ganhou reputação no Partido Republicano como uma conservadora sólida que tem a capacidade de abordar questões de gênero e raça de uma forma mais palatável do que muitos dos seus pares.
Ao mesmo tempo, ela tem sido alvo de críticas pelas suas posições ambíguas sobre algumas questões políticas importantes.
Ela é filha de dois imigrantes da Índia que administravam uma loja de roupas na zona rural da Carolina do Sul, e já falou ocasionalmente sobre a discriminação que sua família enfrentou.
Haley se formou em contabilidade na Clemson University em 1994 e ajudou a expandir o negócio de roupas de seus pais. Ela assumiu cargos de liderança em diversas organizações empresariais antes de conquistar uma cadeira na legislatura da Carolina do Sul em 2004. Ela é casada e tem dois filhos.
Governadora da Carolina do Sul
Eleita governadora da Carolina do Sul em 2010, Haley se tornou a primeira mulher a ocupar esse cargo no estado e a segunda pessoa de ascendência indiana eleita governadora nos Estados Unidos.
Ela recebeu atenção nacional em 2015, quando assinou um projeto de lei removendo a bandeira confederada do Capitólio do estado da Carolina do Sul, após o assassinato de nove fiéis negros pelo supremacista branco Dylann Roof. Mas mais tarde ela recebeu críticas de algumas autoridades eleitas por descrever a bandeira como um símbolo de herança para alguns sulistas.
Haley também nomeou Tim Scott, então representante na Câmara dos EUA pela Carolina do Sul, para o Senado dos EUA em 2012. Scott era um rival na indicação presidencial, mas desistiu da corrida primária no início de novembro, depois de lutar para ganhar força nas pesquisas de opinião.
Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu