Geral

Árvore cresce no topo de poste e chama atenção no litoral de SP; biólogo explica

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/03/2024 por Redação

Poste de energia em rua de Itanhaém (SP) fica no bairro Suarão. Árvore cresceu em topo de poste em Itanhaém (SP)
Arquivo Pessoal/Luis Moraes
Um poste de energia se destaca entre os outros de uma rua em Itanhaém, no litoral de São Paulo, por um diferencial curioso: uma árvore no topo. A situação chama atenção de moradores da cidade que se perguntam como ela foi parar lá. Ao g1, o biólogo Sidney Fernandes apontou possíveis causas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O poste, que também é metade árvore, fica entre a Rua Avanhandava e a Avenida Suarão, no bairro Suarão. Ao g1, a Prefeitura de Itanhaém explicou que a Defesa Civil fez uma avaliação preliminar e o local não apresenta qualquer risco em decorrência da árvore.
“A possível remoção deverá ser realizada pela empresa concessionária dos serviços de energia”, disse o órgão, em nota.
Já a Elektro, responsável pelo fornecimento de energia, informou que a situação não apresenta risco nem para a estrutura do poste, nem para a distribuição de energia aos clientes do bairro. “Uma equipe irá ao local para avaliar, junto a defesa civil, a remoção da vegetação citada”.
Ao g1, o biólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sidney Fernandes, disse que os responsáveis pela plantação da árvore podem ter sido os animais.
“Muito provavelmente, essas sementes tenham sido dispersadas no poste por fezes de animais, porque as sementes passam pelo trato digestório das aves e não são digeridas pelo suco gástrico. E aí elas saem nas fezes”, afirmou Sidney.
De acordo com ele, aves são grandes polinizadoras e dispersoras de plantas, pois defecam em diversos lugares. “As fezes acabam sendo matéria orgânica para o crescimento dessas sementes [que não foram digeridas no estômago].
E acrescentou: Elas não precisam crescer necessariamente no solo, elas acabam crescendo nas fezes desses passarinhos, porque nas fezes tem muito nitrogênio e fósforo, que são nutrientes que as plantas necessitam”, explicou, que também citou o potássio, com os três principais macronutrientes que as plantas necessitam.
Incomum
Sidney Fernandes explicou que o caso registrado em Itanhaém é algo incomum. “Não é comum, mas os animais sobrevoam e pousam em postes”, relatou, citando, inclusive, árvores que crescem em telhados de casas.
Junto às fezes desses passarinhos estavam sementes que não foram digeridas e aí começou a germinar. Chove, faz sol, ou seja, iluminação e umidade é uma das coisas que a planta necessita para germinar”, relatou.
Espécie
Sidney acredita que a árvore no topo do poste de Itanhaém provavelmente é da espécie erva de passarinho ou ficus. No entanto, ele tem uma aposta. “Pela imagem, me parece uma erva de passarinho”, destacou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu