Esporte

Análise: com atuação consistente, Coritiba espanta a desconfiança e ganha ânimo para sequência

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/03/2024 por Redação

Coxa volta a fazer quatro gols em um mesmo jogo e defesa passa ilesa após cinco partidas Um dos objetivos do técnico Guto Ferreira, com a semana inteira para treinar e ajustar o elenco do Coritiba, era retomar o mesmo ritmo apresentado no início da temporada. A julgar pelo que foi apresentado em campo diante do Cianorte - goleada por 4 a 0 no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense -, a missão do treinador foi alcançada e com méritos.
Cianorte 0x4 Coritiba: gols e melhores momentos do jogo das quartas do Paranaense
+ LEIA AQUI mais notícias do Coritiba
+ Acompanhe o canal do Coxa no Whatsapp
O Coritiba teve uma atuação consistente (talvez a melhor da temporada), deixando visível que essa semana com tempo para treinar teve influência, principalmente para ajustar o setor defensivo. Resultado: o time voltou a não sofre gol após cinco partidas. O posicionamento de Arilson e Sebastián Gómez à frente dos zagueiros, bem como o retorno de Maurício Antônio, foi determinante.
Ainda falando em proteção à defesa, Jamerson subiu menos que o de costume. Fez um jogo mais posicional, enquanto o escape para o ataque era com Natanael, mas sempre com alguém fixo para fazer a cobertura quando isso acontecia. No caso do gol de Leandro Damião, por exemplo, foi o lateral que apareceu lá na frente para dominar e cruzar na medida para o camisa 9 marcar um golaço com toque de letra.
Robson comemora gol pelo Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
Aliás, a presença de área de Leandro Damião se mostrou que é um trunfo que será ainda muito mais vezes explorado. Principalmente pelo estilo de jogo que o Coritiba apresenta sob o comando de Guto Ferreira: jogadas pelas laterais e bolas jogadas para dentro da área. Antes, com Matheus Bianqui, as bolas chegavam, mas falta ao jogador mais precisão nas finalizações. Algo que Damião tem de sobra.
+ Guto Ferreira elogia equilíbrio, mas freia euforia
+ Leandro Damião estreia no Coritiba com golaço de letra
Contra o Cianorte, Leandro Damião mostrou bom encaixe com os outros três pilares do ataque: Figueiredo, Matheus Frizzo, Robson. Juntos, eles deixaram impressão. O primeiro deles jogou apenas meio tempo, enquanto o camisa 20 e o Inevitável foram mais adiante na partida. Tanto, que marcaram os outros gols. Frizzo balançou a rede após jogada de Robson, que balançou a rede duas vezes aproveitando sobras do goleiro, prova de que está sempre atento e bem posicionado.
Arilson em lance entre Cianorte x Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
Mesmo que tenha ficado mais perto do que pode ser considerado o time ideal, Guto Ferreira ainda encontrou, durante o jogo, alternativas ques serão mais bem utilizadas ao longo da temporada. Caso do jovem Lucas Ronier. Ele entrou no intervalo na vaga de Figueiredo e deu conta do recado. Articulou muito bem as jogadas pelo lado direito, com Robson, e ainda mandou uma bola na trave.
A consistência apresentada pelo Coxa em Cianorte dá ânimo para a sequência do trabalho na temporada, que tem como objetivos principais o título do Paranaense e o acesso na Série B do Brasileiro. Internamente o elenco sabe que é preciso manter a dedicação nos treinos e nos jogos, como foi nas quartas de final.
Acima deles, Guto Ferreira também está bem ciente de que é preciso seguir com os ajustes. Afinal, como ele mesmo diz: quando se ganha não quer dizer que está tudo certo, assim quando se perde não significa que está tudo errado.
Leandro Damião festeja o gol pelo Coritiba
Gabriel Thá / Coritiba
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu