Geral

Pioneirismo feminino na suinocultura: uma jornada inspiradora

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

02/03/2024 por Redação

Como a determinação e o conhecimento de uma mulher revolucionaram um setor e moldaram o futuro do agronegócio No ramo competitivo do agronegócio, uma inspiradora mulher desenha seu legado. Vânia Maria Arantes, mineira de raízes firmes e espírito determinado, emergiu das terras de Uberlândia para redefinir o panorama da Medicina Veterinária.
Vania Arantes
Arquivo pessoal
Em um domínio em que as vozes femininas raramente ecoavam, Vânia, filha de Aníbal e Alice, ambos com educação primária, transcendeu barreiras, não só acadêmicas, ao graduar-se pela UFU em um tempo em que ser mulher nesse campo era ser rara.
Com apenas quatro mulheres em uma turma de vinte e cinco, sua jornada estava repleta de desafios inimagináveis. No entanto, com determinação e paixão pela suinocultura, uma área então nascente em sua região, Vânia não apenas abriu caminho para si, mas iluminou o trajeto para muitas que viriam após ela.
Vania Arantes
Arquivo pessoal
Seu conhecimento a levou a Curitiba, à UFPR, onde especializou-se em Produção e Sanidade Suína, mergulhando de cabeça na suinocultura nacional.
Não se detendo, a busca por aprimoramento a conduziu a estágios inovadores, congressos técnicos, e finalmente ao mestrado e doutorado pela UNESP, solidificando sua posição como uma autoridade na ciência suína.
Sua contribuição à UFU, por meio de aulas e coordenação em ciências suinícolas, não apenas educou gerações, mas também solidificou o papel vital da mulher no engrandecimento do agro.
A história de Vânia na suinocultura é um legado de determinação, inovação e paixão. É um lembrete de que, no coração do agronegócio, há sempre espaço para aqueles que ousam sonhar grande e trabalhar arduamente para transformar esses sonhos em realidade. Ela é a prova viva de que a força feminina, quando aliada ao conhecimento e à paixão pela terra, pode gerar transformações profundas, não apenas no campo da suinocultura, mas em todo o agronegócio.
Vania Arantes
Arquivo pessoal
Líder, educadora, pioneira – Vânia não apenas trilhou um caminho de excelência profissional, mas também deu voz à representatividade feminina no agro. Por meio de sua história, Filhas do Agro celebra não apenas a conquista de Vânia, mas o potencial ilimitado das mulheres que cultivam, com igual paixão, o futuro do agronegócio.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu