Geral

Dois micos-leões-dourados resgatados no Togo, na África, são de parque natural em Cabo Frio, no RJ

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

01/03/2024 por Redação

Identificação ocorreu por meio de tatuagem presente nos animais. Segundo a Prefeitura, eles estão sendo monitorados e passam por reabilitação. Micos-leão-dourado de parque natural em Cabo Frio, no RJ, são resgatados em Togo, na África
Foto: Ministério das Relações Exteriores
Dois micos-leões-dourados, oriundos de um parque natural em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, estavam entre os 17 micos e 12 araras-azuis resgatados na África em operação da Polícia Federal e Ibama contra o tráfico de animais silvestres.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (29) pela Prefeitura de Cabo Frio, que administra o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. Segundo a Prefeitura, os micos tinham uma tatuagem permanente, o que ajudou na identificação.
Micos estão em quarentena, em processo de reabilitação, já no Brasil
Ministério das Relações Exteriores
Os animais (Leontopithecus rosalia), que são ameaçados de extinção, foram descobertos pelo governo do Togo, na África, em um veleiro que tinha saído do Brasil com destino ao Benim, outro país africano. A apreensão ocorreu no primeiro fim de semana de fevereiro.
Segundo a Prefeitura, embora ainda debilitados, os animais resgatados já estão em monitoramento e passam por reabilitação (vídeo abaixo). Os micos estão em quarentena e só podem receber visitas externas em 15 dias.
Parque Municipal do Mico-leão-dourado, em Cabo Frio, trabalha na preservação da espécie
Os micos ficaram sob cuidados veterinários no continente africano até o último domingo (25), segundo a Prefeitura. Eles voltaram ao Brasil em ação da Polícia Federal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama e outras instituições que atuam contra o tráfico ilegal de animais silvestres.
Na segunda-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores já havia informado sobre uma missão de retorno ao Brasil de 17 micos-leões-dourados retirados ilegalmente do país. Além dos micos, aves também foram resgatadas.
Micos-leões-dourados retornam ao Brasil em ação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e IBAMA
Foto: Ministério das Relações Exteriores
Segurança no parque em Cabo Frio
A Prefeitura de Cabo Frio informou que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, está realizando uma série de medidas preventivas e de combate ao tráfico de animais silvestres.
Agora, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado será monitorado por 12 câmeras de vigilância e vai contar com patrulhamento ostensivo com apoio da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm). O objetivo será combater crimes de caça e captura de animais, como o mico-leão-dourado. Além disso, houve a instalação de pórtico na entrada da área de preservação ambiental.
A Prefeitura disse que as medidas são uma pronta resposta às ações criminosas contra a fauna silvestre nas áreas de proteção ambiental do município.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu