Geral

Carnaval 2024: bloco ‘A Banda’ em Macapá terá mais de 450 agentes da segurança pública

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

01/03/2024 por Redação

Estão envolvidos no esquema de segurança: Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Policia Cientifica e o Grupo Tático Aéreo (GTA). Diversos setores da segurança pública do AP vão atuar durante passagem do bloco
Reprodução/GEA
Após ter sido adiado por conta das fortes chuvas na capital, o tradicional bloco ‘A Banda’ acontece neste domingo (3) no seu conhecido percurso, nas ruas e avenidas do centro da cidade. Para isso, foi montado o mesmo esquema de segurança, cerca de 450 agentes para garantir a segurança no evento.
Os profissionais estão reunidos na Policia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM), Policia Civil (PC), Policia Cientifica (PCA) e o Grupo Tático Aéreo (GTA). Também se juntam a equipe, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e Profissionais do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).
Segundo os responsáveis pelo evento, a Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos, a estimativa que cerca de 150 mil pessoas passaram pela 59ª edição do bloco ‘A Banda’.
O objetivo é manter o mesmo esquema de segurança como foram os outros grandes eventos que aconteceram, com o uso de drones para monitorar o evento, além do policiamento durante o percurso.
Policia Militar
A Polícia Militar (PM) irá atuar com a unidade móvel de monitoramento, viatura com o operador de drone, policiamento a pé e motorizado com carros e motocicletas.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros (CBM) irá atuar com atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento, além de deslocamento para unidades hospitalares em ambulâncias, caso algum brincante necessite de atendimento de média e alta complexidade.
Policia Civil
Durante o período do carnaval, a 6ª Delegacia, localizada no bairro do Trem funcionará como central de atendimento para registro de boletim de ocorrência e flagrantes. Além disso, haverá profissionais do setor de inteligência infiltrados entre os foliões realizando rondas.
Policia Científica
A Polícia Científica do Amapá (PCA), vai contar com 36 profissionais, divididos em peritos, técnicos periciais e papiloscopista no auxílio à central de atendimento da Polícia Civil em caso de ocorrências.
GTA
O Grupo Tático Aéreo estará operando no policiamento aéreo e terrestre e com drones. A ação do GTA se concentra em monitorar possíveis aglomerações atípicas entre a multidão, dando suporte para as equipes do policiamento a pé, além de atuar preventiva e ostensivamente em apoio às outras forças de segurança.
Veja Também:
Centro comercial de Macapá não sofre alterações no funcionamento durante desfile do bloco A banda
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu