Geral

Macaco-narigudo: saiba como nariz de primata influencia no sucesso reprodutivo

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/02/2024 por Redação

Endêmico da ilha de Bornéu, animal possui nariz que pode chegar aos 10 centímetros de comprimento. O macaco-narigudo é um primata herbívoro e é um dos maiores primatas do mundo
Nick Volpe/iNaturalist
Imagine uma sociedade que, quanto maior for o seu nariz, mais privilégios você terá. Em nossa sociedade não é assim que funciona, mas para os macacos-narigudos (Nasalis larvatus) tamanho é documento, principalmente quando o assunto é nariz.
O nome popular do macaco está relacionado ao nariz dos machos adultos, que certamente possuem o maior entre todos os primatas, podendo chegar a até 10 centímetros. Na sociedade dos macacos-narigudos, quanto maior o nariz, mais “sucesso” com as fêmeas o indivíduo terá.
Endêmica da Ilha de Bornéu, no sudeste asiático, a espécie se encontra em territórios pertencentes à Indonésia, Malásia e Brunei.
O coordenador do Laboratório de Primatologia da PUCRS, Júlio César Bicca-Marques, explica que como ter um nariz grande não traz vantagens para a sobrevivência dos machos, acredita-se que o nariz seja um bom indicador da saúde do macaco.
“As fêmeas adultas podem usar o tamanho do nariz do macho para escolher o futuro pai dos filhotes, e outros narigudos que competem com ele pelas ‘esposas’ podem ter ideia da força do rival ao olhar para o nariz dele”, explica Bicca-Marques.
O maior nariz de macaco-narigudo já observado mede 10,6 centímetros
benanimalia/iNaturalist
As fêmeas da espécie são capazes de identificar os parceiros mais aptos para se reproduzir, evitando uma possível briga entre os machos, ao contrário do que acontece com outros primatas.
Embora a função do nariz avantajado dos machos ainda não esteja bem definida, já se sabe que: isso está diretamente relacionado ao tamanho do corpo (machos maiores tendem a ter narizes maiores), e quanto maior o nariz, mas fêmeas o indivíduo irá atrair fêmeas.
Bicca-Marques também diz que o tamanho e a forma do nariz dos primatas varia entre as espécies. “O macaco-narigudo pertence a um grupo de macacos asiáticos chamado de macacos com nariz estranho (odd-nosed monkeys). Enquanto outros membros do grupo possuem nariz arrebitado, ele possui um nariz mais longo, afirma o pesquisador.
As fêmeas possuem um nariz mais comprido do que os outros primatas do mundo, mas o nariz dos machos adultos é, de longe, o recordista. Além de comprido, ele é pendurado, o que o assemelha a uma pequena tromba, lhe valendo o nome vulgar em inglês destacado acima”, completa.
O macaco-narigudo é um primata herbívoro e um dos maiores do mundo. O macho da espécie pode pesar até 24 kg, perdendo somente para algumas espécies de babuínos e grandes símios, como bonobos, chimpanzés, gorilas, orangotangos e nós, claro.
O macaco-narigudo é exclusivo da ilha de Bornéu, localizada no sudeste asiático
Davide Diana/iNaturalist
O primata se encontra atualmente na categoria em perigo (EN), na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
“O número de macacos-narigudos está diminuindo consideravelmente. Eles estão desaparecendo de lugares onde sempre viveram e a qualidade do seu habitat está sendo deteriorada. Os fatores responsáveis por essa situação são a caça e a degradação de florestas, principalmente pela urbanização, agricultura, exploração madeireira e incêndios”, afirma o professor.
Quanto maior o nariz, maior será a possibilidade do macho copular com diversas fêmeas. Esse fato, no entanto, leva vários macacos com narizes menores a uma situação de insucesso reprodutivo. Assim, os solteiros podem viver de forma solitária ou formar grupos com outros solteiros.
Uma curiosidade interessante sobre a espécie é a estratégia usada pelos macacos-narigudos em situações de perigo. Quando se sentem ameaçados por um predador arborícola ou aéreo, eles saltam do alto da copa das árvores das florestas alagadas para dentro do rio.
*Texto sob supervisão de Giovanna Adelle
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu