Geral

Cinco fugitivos da penitenciária de Bom Jesus são recapturados na mesma residência; cinco continuam foragidos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/02/2024 por Redação

17 presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no Sul do Piauí, na manhã de 19 de fevereiro. Até esta quinta-feira (28), 12 deles foram recapturados. Polícia recaptura cinco fugitivos da Penitenciária de Bom Jesus, no Sul do PI
Divulgação/Sejus
Mais cinco dos dezessete presos que fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina, foram recapturados nesta quinta-feira (29). Ao todo, 12 foram recapturados e outros cinco continuam foragidos.
Os presos nesta quinta foram Célio Moreira da Silva, Mikael Marques Silva, Sabino Rodrigues de Sousa, Walter Pereira Santana Júnior e William Gama de Sousa. Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), eles foram encontrados em uma mesma residência, em Bom Jesus, alvo de mandado de busca e apreensão cumprido em conjunto por Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Civil.
O último fugitivo recapturado havia sido Augusto Ivan Ferreira Abade, preso na casa da avó, durante a madrugada da quarta-feira (28), pelas equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), também em Bom Jesus.
Ainda conforme a Sejus, os foragidos restantes são Ruan Pinheiro da Guia (condenado a 20 anos de prisão por homicídio e suspeito de receptação e violência contra a mulher), João Marcos Pereira, Jacson de Sousa Laranjeira, Givanilton Alves Rodrigues e Edgar Pereira dos Reis.
Veja a lista com os nomes e fotos dos foragidos
Fuga em Bom Jesus
Penitenciária Dom Abel Alonso Núñes, em Bom Jesus, no Piauí
Secretaria de Justiça do Piauí
A Sejus comunicou que as causas da fuga estão sendo investigadas por meio de procedimento administrativo interno e que as forças de segurança do estado estão em diligências para a recaptura dos homens.
A penitenciária é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), o número de presos atualmente é superior do dobro da sua capacidade, com 188 internos para 76 vagas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, afirmou que os presos provavelmente saíram pela parte superior do prédio. “Pela informação que chegou, imagino que tenha ocorrido pela parte superior dos pavilhões, quebraram cadeado”, disse Vilobaldo.
Caso a população tenha informações sobre o paradeiro deles, o telefone 86 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM estão disponíveis para denúncias.
Presos de alta periculosidade
Segundo o delegado Jucier Alysson, da delegacia de Bom Jesus, a maioria dos foragidos é membro de facções criminosas, e que alguns deles são de alta periculosidade.
Entre eles está Ruan Pinheiro da Guia, condenado a 20 anos, sete meses e 15 dias de prisão por homicídio, pelo assassinato de José Antônio Silva Oliveira com 63 facadas. O crime aconteceu no dia 26 de março do ano passado, em Cristino Castro, Sul do Piauí. Ruan tem duas audiências de julgamento pelo Tribunal do Júri marcadas para acontecer em 2024, em dois processos por tentativa de homicídio.
LEIA TAMBÉM
Buscas por fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró entram no 7º dia
Fuga de presídio tem 4 recapturados e 9 detentos continuam foragidos em RO
Superlotação
A penitenciária é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), atualmente, o número de presos é maior que o dobro da sua capacidade: há 188 presos para 76 vagas.
As unidades de segurança média são destinadas a presos comuns, que ficam em celas coletivas. Diferente do que ocorre nas penitenciárias de segurança máxima, em que os presos são mantidos em celas individuais.
17 presos fogem da Cadeia pública de Bom Jesus, Sul do Piauí
Foto: Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu