Geral

É comum se sentir mais triste no dia do aniversário? Entenda

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/02/2024 por Redação

Cantor Rodriguinho viveu uma crise de choro dentro do BBB 24 nesta terça (27), dia de seu aniversário — mesma data em que foi eliminado em paredão disputado com Fernanda e Lucas. Especialista afirma que sentir-se triste no aniversário e comum e dá dicas para lidar com a situação. Rodriguinho tem crise de choro no BBB24
Reprodução
O cantor Rodriguinho completou 46 anos de idade nesta terça-feira (27), mesma data em que disputou seu primeiro paredão do BBB 24 contra os participantes Fernanda e Lucas Henrique.
Horas antes da decisão do público, o brother viveu uma crise de choro, foi consolado pelos aliados na casa, parabenizado por adversários como Bia e Isabelle, e ainda recebeu um bolo de Davi, considerado seu maior inimigo no jogo.
Apesar do dia do aniversário ser aguardado por muitos, episódios de tristeza e choro são bastante comuns na data. É o que explica a psicóloga Anne Crunfli, especializada em transtornos de ansiedade pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista ao g1, ela explica por que datas comemorativas tendem a deixar as pessoas mais sensibilizadas.
Datas comemorativas em geral intensificam as emoções. Há pessoas como o Rodrigo, que ficam fragilizadas por estarem ficando mais velhas, explica. No caso do cantor, possivelmente a data em si associada ao fato de estar isolado em uma casa há mais de 50 dias, longe de familiares e amigos, desencadeou a crise de choro.
A psicóloga ainda acrescenta que o fenômeno pode, inclusive, piorar quadros clínicos, como ansiedade e depressão: A depressão incapacita a pessoa, deixando-a apática, e no aniversário pode cair a ficha dessa não construção, não produtividade.
Crunfli complementa que, no caso de pacientes que já estão lidando com a depressão, o aniversário pode fazer com que a pessoa se veja confrontada com uma ideia de rejeição. A pessoa sente-se desesperançosa, rejeitada, abandonada, não apreciada. Datas comemorativas como o aniversário intensificam esses sentimentos. Pessoas depressivas desejam intensamente a intimidade, mas não conseguem construir vínculos.
A psicóloga ressalta que uma data isolada não levaria à depressão. A condição tem relação com vários fatores, como predisposição genética, história de vida da pessoa, se passou por muitas perdas ou foi exposta a algum trauma, por exemplo. O que pode ocorrer é uma desregulação pontual de humor, a pessoa começar a ser invadida por pensamentos disfuncionais, por exemplo: estou velho(a), minha juventude está acabando, minha vida não tem mais graça, agora só resta doença e mais doença. Esses pensamentos pessimistas e negativos levam à desesperança, desamparo e tristeza pontuais, explica Crunfli.
Dicas para lidar com a data
Para quem se sente ansioso ou tem aversão ao próprio aniversário, Crunfli dá dicas de como se preparar para lidar com a data. Entre elas:
Não forçar interações sociais não desejadas e respeitar as emoções.
Fazer caminhadas ao ar livre.
Fazer exercícios de respiração, com inalações prolongadas.
Perceber as próprias emoções, e entender que elas surgem, crescem, atingem um ápice e depois acalmam e se dissipam.
Para a rede de apoio, ou seja, pessoas que não possuem, mas convivem com uma pessoa com depressão, é importante estar presente, sem julgamentos ou cobranças, apenas acolhendo e respeitando a dor do outro.
Veja também:
Recesso dos psicólogos vira meme como a época mais temida do ano

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu