Geral

Mais de 100 cidades do Leste de Minas distribuem absorventes de graça; veja quem tem direito

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/02/2024 por Redação

Lançado em 2023, o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, começou a distribuir os absorventes em janeiro deste ano. Muitas mulheres não têm acesso a absorventes íntimos e formas adaptadas para conter o fluxo podem trazer riscos à saúde
Alice Sousa/g1
O projeto do Governo Federal criado lançado em 2023, começou a distribuir absorventes de forma gratuita para pessoas que menstruam entre 10 e 40 anos. 104 cidades do Leste de Minas tem farmácias habilitadas para fazer a distribuição. (Veja lista abaixo)
A ideia do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, por meio do Ministério da Saúde, é alcançar aqueles que se encontram em vulnerabilidade social e não conseguem comprar o produto.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de quatro milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas do Brasil. Entre elas está a falta de acesso a absorventes no período menstrual.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A informação, que revela como se comporta a saúde íntima de uma parcela grande da população do Brasil, preocupa e alerta para o alto índice de pobreza menstrual.
Veja quem pode participar:
Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa;
Estudantes matriculados em instituições públicas inseridas no CadÚnico e com renda familiar per capita mensal igual a R$706;
Pessoas em situação de rua, neste caso, não há limite de renda.
Para fazer a retirada a pessoa deve fazer um cadastro no aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e se inscrever no programa. Ao ir na farmácia o beneficiado deve apresentar o comprovante de cadastro, identidade e CPF.
Veja o número de farmácias por município:
Confira o número de farmácias credenciadas por município
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu